segunda-feira, 4 de maio de 2020

Covid-19 "o inglês"


Fico impressionada em ver como estão usando no dia a dia palavras em inglês! Não bastasse o momento difícil que estamos atravessando com a pandemia do Covid, ainda tenho que escutar sons americanizados. Isso não é de agora, sempre me incomodou. Em vez de dizer "entrega em domicílio" diz "delivery"! Ah, pára! Parece que o brasileiro gosta de colocar uma roupagem nova no nosso vocabulário que não tem nada a ver com a gente. Pelo menos comigo passa longe, não gosto! Será que é pra mostrar que é estudado, poliglota, que foi aos EUA, a Disney, que fala bonito, que seu estabelecimento comercial é bacana, sei lá, é ostentação?! Prefiro dar valor ao que é nosso, o que brota do nosso chão. Um dia ainda quero ir lá para essas bandas do exterior, pra me certificar se eles gostam de usar nas suas placas de comércios, no seu vocabulário, nas propagandas, nas festas, o idioma brasileiro, ou melhor o nosso português! Vou ficar de butuca no visual e na escuta e na escrita e depois conto pra vocês. Penso que vocês já sabem! Aprender outro idioma, acho bom demais, mas trazer isso pro nosso cotidiano, não é nossa realidade. Vejo que tem que encher os pulmões de ar, nessa crise de pandemia pra dizer "delivery" é o que mais ouço no momento. rsrsr

Se eu não gostasse tanto de ver as coisas de perto, pôr a mão,  sentir o cheiro, o sabor, as emoções, eu não sairia do Brasil pra conhecer nada, como diz Suassuna ele conheceu o mundo através da literatura, nunca viajou para o exterior. Eu nem tanto, a i n d a não fiz uma viagem pra fora do país e até para dentro a i n d a  muito pouco aconteceu, me aguardem, a i n d a dá tempo! rsrrs Lembrando novamente do Ariano Suassuna, que é contra o estrangeirismo"não troco meu oxente pelo ok de ninguém."

Vamos as listinha em inglês que o brasileiro gosta de ostentar:
OK - DELIVERY - FAKE - LIKE - CLEAN - LOGIN - COFFEE BREAK - BOTOX - HACKER - DOWNLOAD - REALIY SHOW e por aí vai ... Mas, estou preocupada mesmo, é com o termo "LOCKDOWN", que significa bloqueio total em inglês, é a medida mais severa em uma pandemia. Com essa decisão, a entrada e a saída de veículos particulares são proibidas e os limites entre cidades são fechados, além da proibição de aglomerações em locais públicos. Deus nos livre nos guarde e nos abençoe. Vai Passar! Amém.


* foto: Rua Frei Vitório - São Fidélis - RJ em tempo de pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário