quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia da Poesia


A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.
Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.
As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.
A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.
No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.
Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.


O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro”e“Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.(fonte:net)
O SINEIRO
Pedro Emílio (poeta fidelense)

Os sineiros das capelas
trazem na alma a voz dos sinos?
Ou os sinos trazem na voz
a alma do sineiro?...

Nos dias de festa,
o sineiro jogava na rua
a alma do sino ou a sua?

Então, quando menino,
como entendia a voz dos sinos!
Como cantavam tristes,
ainda que em dias de festa!

Hoje, como entendê-las,
ainda que em dia de saudade ...?
- O sino ficou com a alma do menino?
- O menino ficou com o bronze do sino?

Nenhum comentário:

Postar um comentário