terça-feira, 25 de outubro de 2016

Seixas ...



Assim dizem que a única origem da família é de Portugal. Diz que quatro irmãos vieram para o Brasil, sendo que dois deles se fixaram na Bahia e os outros dois no Rio de Janeiro. Toda família "Seixas" é de Portugal. É uma família só.

O nome Seixas, vem da palavra hebraica - seixa, que é uma espécie de pomba adem-ave sexum.O brasão da família Seixas é formado por um escudo verde com cinco pombas prateadas. Devido a origem de seu nome, é possível supor que a família Seixas tinha origem judaica, mas isto é apenas suposição.


1- MANUEL DE SEIXAS RODRIGUES nasceu no bispado de Lamego (Portugal) filho de Patrício Manuel Rodrigues e Mariana Maria. Foi casado com Ana Maria de Jesus, filha de João Antunes Pereira (natural de Coimbra, Portugal) e Maria Caetana de Jesus (nascida em São Paulo).Grande fazendeiro de café nos anos 1860 e 1870 em São Fidélis.
Pais de:

1.1 Capitão Francisco de Seixas Rodrigues
Nasceu 27 de Junlho 1839

Foi a primeira vez casado com Laudelina Maria de Jesus, nascida em São Fidélis, filha de Antonio Luís Peixoto e Rita Luísa.Ele aparecia como fazendeiro de café na freguesia da Ponte Nova (hoje distrito de São Fidélis sob o nome de Cambiasca)
Deles procederam:
(...) nascido em São Fidélis a 26 de agosto de 1859. 

Foi a segunda vez casado na matriz de São Fidélis a 24 de janeiro de 1862 com Maria José Carvalho Seixas filha de Antonio José Pereira e Bárbara Maria de Jesus.
Pais de:

* Geralda Rodrigues Seixas, nascida em São Fidélis a 28 de julho de 1863 e casada com Manuel de Oliveira Dutra.O inventário de bens dela começou em 1906 em São Fidélis (Cartório do 2º Ofício, maço 159, nº 810).
 Pais de:
- Nélson, nascido em São Fidélis a 7 de junho de 1891.

*Francisco, nascido em São Fidélis a 11 de março de 1866.

* José Rodrigues de Seixas Sobrinho, que se casou 3 vezes e teve 9 filhos.
  Ele se casou (adendo de Elisabeth Bruno) em primeiras núpcias com Carolina Inácia, nascida no dia 18 de novembro de 1868 (6º, 104v).O inventário de bens de Carolina Inácia se iniciou em 1901 e está arquivado no Cartório do 2º Ofício de São Fidélis (maço 153, nº 735).
Pais de:
- Antenor Rodrigues Seixas, nascido em São Fidélis a 5 de novembro de 1889 (s/nº, 157).Casou-se em Santa Maria Madalena no dia 18 de abril de 1917 (3º, 91) com Esther da Rocha Lima, ali nascida a 4 de outubro de 1898, filha do cap. Américo de Souza Lima e Maria Piedade da Rocha.
 - Maria Carolina.
 - Emerentina.

José Rodrigues de Seixas Sobrinho se casou em segundas bodas com Maria da Conceição.
 Pais de:
- Francisco.
- Isidoro.
-  Fidélis 

José Rodrigues de Seixas Sobrinho foi também casado com Maria da Silva de Jesus.Possivelmente seja dela o inventário de bens que começou em 1912 e que está guardado no Cartório do 2º Ofício de São Fidélis (maço 164, nº 916).
 Pais de:
- Lucy.
- Maria (José), nascida em São Fidélis no dia 9 de dezembro de 1889.
- Domísio.

* Carlos Rodrigues Seixas, que nasceu em São Fidelis a 27 de maio de 1870 e se casou a 5 de julho de 1888 com Firmina de Souza, filha de (segundo Elisabeth Bruno), Laurindo de Souza Lima e Paula Cândida de Castilho.
  Pais de:
- Adauto Rodrigues Seixas, nascido em São Fidélis, e que se casou em Santa Maria Madalena aos 27 anos de idade no dia 23 de novembro de 1916 (3º, 88v) com Maria Cosma de Lima Rocha, de 19 anos, filha do ten. cel. Francisco de Souza Lima Rocha e Ana de Souza Lima.
-  Américo, nascido em São Fidélis no dia 31 de maio de 1891.
- Nestor de Souza Seixas, nascido em Santa Maria Madalena no dia 4 de dezembro de 1892 (3º, 49).
- Fidélis Sigmaringa Seixas, nascido em São Fidélis a 24 de abril de 1895. Casou-se com Cenira Rios.
- Jacy Rodrigues Seixas, nascido em São Fidélis e ali casado (de início apenas civilmente e depois, no dia 19 de junho de 1927, na matriz de São Fidélis, conforme livro 7º, 63) com Nísia Campos, de 18 anos, filha de Virgílio Campos e Laura Berriel.

* Antônio, nascido em São Fidélis no dia 5 de fevereiro de 1873.

* João Rodrigues Seixas,(8) que parece ter nascido a 5 de outubro de 1876 e se casou a 22 de outubro de 1898 com Aída Pereira Fernandes. (Houve um João Rodrigues da Costa Seixas que foi casado com Justina Joana.)
  Pais de:
- Aída Fernandes Seixas, casada em São Fidélis no dia 19 de janeiro de 1932 com Áureo Gomes de Carvalho, de 23 anos de idade.
Pais de:
Fernando e Marlene mãe de: (2) André pai de: (Kevin) / Ralph pai de: (Maria Carolina / Letícia)

- Maria do Carmo Seixas, (Carminha) casada em São Fidélis no dia 27 de maio de 1939, com 22 anos de idade com Oliveiros Alves.
Pais de (5):
Maria Martha Alves Vieira mãe de: (2) Cláudio Emanuel Alves Vieira pai de (Isabela) / Simone Vieira Barroco mãe de: (Carolina e Artur).
Renato Seixas Alves pai de: (5) Márcia Aurélia Menezes Alves mãe de: (Antônio Renato pai de: (Carolina) e Luís Paulo pai de: (Luis Miguel,Yasmin, Analice ) / Marcos Aurélio Menezes Alves / Ana Beatriz Menezes Alves mãe de: Thaís mãe de: (Matheus) / Cristiane mãe de: (João Gabriel) / Raphael / Renato) / Fátima Menezes Alves mãe de: (Rene Marcos / Nathália mãe de: (João Pedro) / Marcos Aurênio) / Gabriela Menezes Alves mãe de: (Alana e Gabriel).
Cibele Seixas Alves da Silva
Lêda Seixas Alves e Silva
Berenice Seixas Alves e Silva mãe de: Mariana Seixas Alves e Silva Nascimento mãe de: (Vitória e Sebastião Bisneto) / Sebastião de Almeida e Silva Neto pai de: (Catarina) / João Paulo Seixas Alves e Silva.

- Delarcy Fernandes Seixas

- Ruy Fernandes Seixas 
Pais de (3) Regina, Carmem Célia, Eros Volúsia

- Ruth Fernandes Seixas

- Lucíola Fernandes Seixas
Mãe de (1) Firminho

- Oswaldo Fernandes Seixas casado com Maria Izabel Pães Seixas   
Pais de : Emanuel / Solange ...

- Washington Fernandes Seixas (Chantão) faleceu no dia 07 de julho de 1980

* Arnaldo Rodrigues Seixas, nascido no dia 5 de outubro de 1877 e se casou no dia 24 de janeiro de 1910 com Perina Sanches.

* Isaltina Rodrigues Seixas, nascida por volta de 1879 ou 1880 e casada com Alfredo Xavier Maia.
Pais de:
- Altair de Seixas Maia, nascida em São Fidélis a 3 de outubro de 1907
 -Inaiá de Seixas Maia

* Augusto Rodrigues Seixas, nascido a 27 de outubro de 1881 e se casou no dia 20 de novembro de 1902 com Alzina de Souza.

* Américo Rodrigues Seixas, nascido a 17 de março de 1884 e casado a 31 de agosto de 1912 com Cecília Polycarpo. Pais de: Amecília / Acelina / Aurenio / Áureo / Anna Maria . Seus Netos: Ana Regina, Ana Rita, Ana Rogéria, manoel Augusto, Marcília, Helvécio, Rogério, Rita, Leda, Cecília, Márcia. 

Marina Rodrigues Seixas, nascida a 5 de dezembro de 1886 e casada no dia 25 de julho de 1912 com Max Zulchner.

* Manuel Rodrigues da Costa Seixas, nascido no dia 24 de outubro de 1889.


1.2- José Rodrigues de Seixas, nascido em São Fidélis a 6 de janeiro de 1841 e ali casado no dia 3 de julho de 1884 com Anacleta dos Passos Cortês, de 17 anos de idade, filha de Francisco Inácio Cortês e Francisca Leocádia de Jesus.Ele aparecia como grande fazendeiro de café em São Fidélis entre 1881 e 1883
Pais de:
* Elmídio, nascido em São Fidélis a 3 de julho de 1887.
* Maria, nascida em São Fidélis a 30 de outubro de 1889.
* Benedito, nascido em São Fidélis a 8 de janeiro de 1891.
* Belírio, nascido em São Fidélis no dia 4 de dezembro de 1893.
* Carolina, batizada na matriz de São Fidélis no dia 13 de maio de 1896, com sete meses de vida.


1.3- Virgínia, nascida em São Fidélis no dia 27 de novembro de 1843.

&&&
Minha reflexão:

Trisavó - Manuel de Seixas Rodrigues - casado Ana Maria de Jesus.

Bisavô - Capitão Francisco de Seixas Rodrigues - casado 2ª vez (24/01/1852) Maria José Carvalho Seixas.

Avô - João Rodrigues Seixas - casado (22/10/1898) Aída Fernandes Seixas

Mãe - Maria do Carmo Seixas Alves - nascida em São Fidélis RJ - casada (27/05/1939) com 22 anos de idade Oliveiros Alves

Filha (EU)- Berenice Seixas Alves e Silva - nascida em São Fidélis RJ - casada (29/05/1982) com Sebastião de Almeida e Silva Jr.

Obs:
Meu Trisavô teve 3 filhos?
Meu Bisavô teve 12 filhos ?
Meu avô teve 8 filhos?

FOTOS


AÍDA FERNANDES SEIXAS
JOÃO RODRIGUES SEIXAS


Cecília Polycarpo Seixas
Américo Rodrigues Seixas


Maria do Carmo Seixas (Carminha)


Aída Fernandes Seixas


Marlene Seixas (filha Aída)
Altair Seixas e Inayá Seixas (irmãs)


João Bianchini e Ercy Pires Seixas


Maria José Seixas Braga


em construção ...

15 comentários:

  1. Boa tarde sou Luiz Seixas filho de Maria Lourdes Seixas nascida em São Fidélis quero manter contato com a família Seixas

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde não sei mutmu bem a estória da minha mãe só mesmo que ela e de 20\09/1936 filha de Antônio pedro e Julieta dos que.minha vó morava em São Paulo meu avô morreu em São Fidelis EA minha mãe faleceu em São Gonçalo eu conheci um parente com nome Fidélis a muitos anos atrás preciso muito en contra Los porque sou um Seixas sozinho e quero muito se alguém pode me ajudar agradeço muito 🙏

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Ivan Carlos Seixas, e sou sobrinho neto de João Deocacina Seixas, filho de João Rodrigues Seixas (seu avô pelo visto) e Pelaia Vitorina de Mendonça.
    João Deocacina Seixas era irmão de Nelson (meu bisavô). Eles são naturais de São Fidelis, e meu tio inclusive foi sepultado lá, aos 89 anos.
    Estou buscando informações sobre as origens da minha família e achei suas informações fortes demais para serem apenas coincidências! Será que existe ligação entre as famílias? Aguardo retorno! Caso queira, pode me ligar ou mandar WhatsApp. (22) 99861 5132.

    ResponderExcluir
  4. Berenice,
    Bom dia. Tudo bom? Não sei se lemba de mim, mas em 2002 fui a São Fidélis pesquisar sobre os de Seixas Rodrigues.
    Eu tenho a árvore um pouco mais atualizada se desejar.
    Abraços,
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Juiana eu sou Simone a Sobrinha de Berenice, lembro de vc quando foi a SF e inclusive tirou várias fotos. Vc tem como me mandar esta árvore mais atualizada.
      Grata.
      Pode enviar para o blog de tia Berenice? ou meu email?

      Excluir
    2. Bom dia!!!
      Juliana tudo bem aí?
      Hj perdi o sono e sempre tive o desejo de ter o seixas em meu nome que também foi um arrependimento de minha mãe em não carregar o sobrenome.
      Gostaria de ter a árvore mais atualizada. Meu e-mail rallphh@hotmail.com. coloquei meu Instagram e face.
      Tenho algumas fotos no face de minha mãe e minha avó. Algumas lembranças na mente de momentos em São Fidelis pois era MT peq lembre de uma piscina MT grande e alguns primo. Bom ter notícias agora.beijos e abraços

      Excluir
  5. Boa tarde Berenice, sou de Nova Friburgo, e lendo o seu blog sou bisneta de José Rodrigues de Seixas e Anacleta dos Passos Cortes.

    ResponderExcluir
  6. Olá, sou David da Cruz Seixas. Bisneto de Oswaldo Fernandes Seixas, Neto de Emanuel Paes Seixas e filho de Oswaldo da Costa Seixas, hoje sou pai da Zoe Fernandes Seixas.

    ResponderExcluir
  7. Ola minha amada prima, sou Solange Seixas lima filha de Oswaldo Fernandes Seixas e Maria Izabel Paes Seixas tenho tres filhos e cinco netos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida prima,Solange! Escreve aqui mesmo (para registro blog) o nome dos filhos de tio Oswaldo com os nomes dos netos, bisnetos e mais ... bjos Um domingo abençoado pra vcs!!

      Excluir
  8. Bom dia!!!
    Prima tia avó kkkk
    Fiquei muito feliz em saber notícias da família Seixas.
    Eu sou o Ralph, filho de Marlene que teve mais um filho André, e neto de Aida. Eu tenho duas filhas Maria Carolina e Letícia e uma netinha de 4 meses.o André um filho Kevin.
    Gostaria MT de manter contato se possível com a família pois avó mãe e tio já se foram.
    Meu Facebook Ralph Carvalho de Almeida
    Meu Instagram ralph_c_de_almeida
    Feliz em saber notícias.
    Beijos e abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ralph, feliz em saber que a família está crescendo, sua avó Aida, minha tia, irma de meu pai. Vc é de onde? Estou morando em Nova Friburgo.

      Excluir
    2. Oi Marluce, sou Berenice. Qual nome dos seus pais e avós? Gostaria de acrescentar nomes e fotos a postagem da família Seixas. bjos

      Excluir
  9. Olá Ralph!
    Feliz por te encontrar por aqui.
    Saudades da tia Aída, Marlene, Fernando e tio Áureo. Lembro de vc e André vagamente ...
    Entrarei em contato.
    Abraços a todos.
    Berenice Seixas Facebook
    bereniceseixasas instagram

    ResponderExcluir
  10. Olá, temos esta arvore genealógica mais atualizada? sou Bisneto de Oswaldo Fernandes Seixas, neto de Emanuel Paes Seixas.

    ResponderExcluir