sábado, 7 de abril de 2012

Feliz Páscoa !

ÊXODO 12:23-27

"Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará ao destruidor entrar em vossas casas para vos ferir.
Portanto guardai isto por estatuto para vós e para vossos filhos, para sempre.
E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará como tem dito, guardareis este culto.
E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este vosso?
Então direis: Este é o sacrifício da PÁSCOA ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou."

A Páscoa no Antigo Testamento tem a finalidade de celebrar a passagem do Senhor Deus, que libertou o povo de Israel da escravidão do Egito.

A Páscoa no Novo Testamento é passagem da morte para a vida – é a Ressurreição de Jesus de Nazaré, que havia sido morto na cruz. Jesus faz a sua passagem da morte para a vida plena. A partir da Ressurreição de Jesus temos o convite de Deus para participar da vida eterna. Como a prisão de Jesus e sua posterior morte, ocorreram na época da celebração da Páscoa dos Judeus ( Mt 26,17-56; Mc 14,12-50; Lc 22,14-62 e Jo 13), a sua Ressurreição toma agora o significado de libertação da morte para a vida eterna. Está descrita nos evangelhos: Mt 28,1-8; Mc 16,1-8; Lc 24 e Jo 20.Para nós cristãos, a Páscoa tem este significado, a Ressurreição de Jesus.

Estuadiosos cristãos acreditam que o AT seja Cristo oculto, enquanto que o NT seja Cristo revelado.

(fonte:google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário