sábado, 20 de junho de 2020

Frederick Douglass


Depois de um post no instagram do Falabella sobre Frederick Douglass, aguçou minha curiosidade e resolvi comprar o livro que conta sua história "A jornada de um Escravo Fugitivo. Essa semana o livro chegou em minhas mãos, e a leitura está me transportando para uma época 1800. Logo nos primeiros capítulos fico perplexa com tamanha crueldade, ódio, sofrimento, revolta, escravidão, abandono, racismo, luta pela sobrevivência, busca pela liberdade, incapacidade de amar ao próximo (não amam nem a si mesmo).

Volto a minha existência e vejo acontecimentos, notícias atuais, tais como: Um homem afro-americano foi estrangulado por um policial branco que ajoelhou-se em seu pescoço numa abordagem, asfixiando até a morte. Criança negra negligenciada pela patroa branca de sua mãe, caiu do nono andar de um prédio de luxo e morre. A população mundial isolada, trancafiada em suas casas, com medo e pavor do que vive e do que estar por vir. Pessoas sofrendo com o racismo, políticos, autoridades roubando dinheiro destinado a salvar vidas durante a pandemia. O coronavírus matando gente e o presidente da nação dizendo que é uma gripezinha e incitando o ódio aos corações. 

Voltando para 1800 me deparo com os mesmos sentimentos tão atuais nos dias de hoje. E aí, são 200 anos, e seguimos sobrevivendo entre o amor e o ódio.

Vou terminar de ler ... Já recomendo!


resumo
É um livro de um abolicionista que conseguiu fugir da escravidão em 1838. É ele mesmo que narra sua própria história (é uma autobiografia). Os escravos que nasciam naquela época eram separados das mães muito cedo, por motivo nenhum, ele desconfia, que era para criança não crescer com apego materno, eles queriam que os escravos fossem desumanos, fossem como animais que só trabalham, algo bem cruel mesmo. O livro vai contar a história desde que ele é criança, que se entende por gente, até o momento que ele vai começando a ver que tem alguma coisa errada, que a vida não pode ser só isso, vai despertando nele dúvida, interesses, até que chega momento que vai despertando nele o desejo da liberdade, desejo de fuga, desejo de ser um homem livre. O livro conta a jornada dele. Quando ele consegue fugir a história termina.

Frases Frederick Douglass:

" É mais fácil construir crianças fortes do que consertar homens quebrados."

"Eu me uniria a todas as pessoas que agissem corretamente e a ninguém que agisse erradamente."

"Quanto mais você sabe mais você deseja."

"O conhecimento torna o homem inadequado para ser escravo."

" O conhecimento liberta."



Coloque a legenda em português .... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário