domingo, 5 de junho de 2011

Reflexão "Ceia do Senhor"

Ao final da Páscoa, no momento anterior à traição e crucificação de nosso Senhor, Ele instituiu o que ficou conhecido ao longo dos anos como a "Ceia do Senhor".
A Ceia é a segunda ordenança que o Senhor deu à igreja. A primeira ordenança foi o Batismo.
Observamos que a Ceia do Senhor é "até que ele venha". A volta de Cristo é a esperança da igreja e de todos os cristãos.

A Ceia do Senhor é um Memorial cujos os elementos são pão e vinho somente. Cristo não está especialmente presente, nem física, nem espiritualmente. Sua presença é a mesma experimentada costumeiramente pela sua Igreja. É um memorial realizado pelos participantes. Simboliza Cristo e sua morte, não seu corpo literal. Nenhuma graça é transmitida.

Por que cremos que a Ceia do Senhor é um "Memorial" ?

* Porque a expressão “isto é meu corpo” (Mt 26.26; 1Co 11.24) é uma figura de linguagem (metáfora) que na verdade quer dizer “isto simboliza meu corpo”. Esse é o mesmo modo de interpretar expressões como “eu sou o pão da vida” ou “eu sou o pão vivo que desceu dos céus” (Jo 6.48,51), “eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12), “eu sou a porta das ovelhas” (Jo 10.7,9) e “eu sou a videira verdadeira” (Jo 15.1).

* Quando Jesus disse “isto é meu corpo”, a Bíblia diz que ele “tomou um pão” (Mt 26.26; Mc 14.22; Lc 22.19). Nessa ocasião o corpo real de Jesus segurava o pão em vez de integrá-lo.

"Enquanto comiam, "tomou Jesus um pão", e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. (Mt 26:26)

* Porque, apesar da onipresença divina, o corpo de Cristo foi elevado aos céus (At 1.9,11; 7.55, 56) e haverá uma presença corporal de Jesus na terra apenas na sua segunda vinda (At 1.11; Lc 21.27; 1Ts 1.10) de modo que seu corpo não está presente na terra no momento da ceia.

O que é a Ceia do Senhor na "visão memorial" ?

É uma recordação da morte de Cristo (1Co 11.24,25) – O pão simboliza seu corpo oferecido em sacrifício (1Pe 2.24) e o cálice simboliza seu sangue derramado para o perdão dos pecados (Ef 1.7) na cruz do Calvário.

É uma proclamação da morte de Cristo enquanto se espera sua vinda (1Co 11.26) – Volta os olhos dos participantes para o retorno futuro de Cristo (Mt 26.29).

É uma comunhão entre os crentes (1Co 10.17) – É uma refeição que concentra a fé comum dos participantes em Cristo.

(fonte: achados na net)

*Neste domingo me sinto mais feliz e completa por ter participado mais uma vez da celebração da Ceia do Senhor na PIBSF, onde a igreja se reuniu para celebrar a vitória conquistada na cruz do calvário pelo nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo. Até o primeiro domingo do próximo mês ! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário