quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mônaco x Inglaterra

Príncipe Rainier III (Clive Brunskill/Getty Images); Rainha Elizabeth II (Chris Jackson/Getty Images)
ALBERT II x WILLIAM
Poucas pessoas sabem apontar em um mapa a localização do Principado de Mônaco (sul da França). E, convenhamos, esse não é o tipo de informação que mudaria sua vida. E se ninguém quer saber muito sobre esse diminuto território, o que acontece por lá tem a mesma pouca importância. Mas quando se fala em Grã-Bretanha, a situação muda completamente. Um dos países mais fortes da Europa tem também uma das monarquias mais sólidas, respeitadas e conhecidas do mundo. Afinal, não é todo país que pode se gabar de ter a mesma rainha no poder por quase 60 anos – Rainier, o semi-desconhecido príncipe de Mônaco que morreu em 2005, reinou por 56 anos de pouca relevância.

Os casamentos: Grace Kelly e Rainier, em 1956 (AFP); Diana e Charles, em 1981 (AP)

Em 1955, Grace Kelly foi convidada para participar do Festival de Cannes, onde também estava o príncipe Rainier III, de Mônaco. Os dois se conheceram, se apaixonaram e um ano depois estavam casados. Da união, nasceram três filhos e, até a morte dela, em um acidente de carro em 1982, todos viveram felizes em uma vida discreta, de certa forma. Nesta história, até o próprio príncipe de Gales pode se basear, pois se ele fosse tomar como exemplo a conturbada, infeliz e repleta de escândalo união de seus pais, Charles e Diana, melhor seria que nem tivesse subido ao altar…

Albert no colo de Grace Kelly (AP); William com Diana (AP)

William e Albert são filhos de mulheres lindas e admiradas por todo o mundo até hoje. Diana e Grace Kelly sempre foram – e continuam sendo – praticamente duas unanimidades nos quesitos beleza e elegância. Mas só uma delas passou traços físicos e morais ao filho. Não dá para negar que o príncipe britânico lembra muito a mãe – o que é visto como uma de suas principais qualidades, já que puxar algo do pai não lhe favoreceria nada. Já o mais perto que o monegasco consegue se aproximar da ex-atriz que lhe deu à luz é na figura da noiva sul-africana, cuja semelhança física com a sogra teria facilitado a aceitação por parte dos súditos.

Albert aos 16 anos (AFP); William aos 18 anos (Toby Melville/Newsmakers)

Príncipe William, de 29 anos, dispensa apresentações. Desde que nasceu – é o primogênito da união de Charles e Diana – o mundo acompanha cada passo e sorriso dele, que muito novo já acompanhava os pais em eventos oficiais. Por outro lado, mesmo quem já ouviu falar de Albert, de 53 anos, não sabe bem sua história. Filho do príncipe Rainier III e da ex-estrela de cinema Grace Kelly, tem duas irmãs: Caroline, a mais velha, e Stephanie, a mais nova – uma família que, quando não está protagonizando um escândalo, pouco aparece. Por ser homem, foi quem assumiu o trono após a morte do pai, em 2005, e governa desde então o pequeno Principado de Mônaco, localizado no sul da França. E o único ponto em comum entre os dois príncipes parece começar e terminar no problema de calvície acentuada.

Albert em uma de suas muitas festas (Dave Hogan/Getty Images); William em evento oficial na Austrália (Ryan Pierse/Getty Images)

Quando Albert marcou a data do casamento com Charlene, após cinco anos de namoro, toda a sua família e todo o Principado de Mônaco parecem ter respirado aliviados. Em vez de anunciar um novo casamento real, as manchetes de jornais de todo o mundo preferiram destacar que o príncipe bon vivant e solteiro convicto tinha decidido se aquietar. Na sua extensa lista de ex-conquistas figuram a atriz Brooke Shields e as modelos Naomi Campbell e Claudia Schiffer. Tinha 35 anos quando a primeira filha (com uma ex-camareira americana) nasceu. Quando chegar a essa idade, William, que sempre fez jus à fama de bom moço, já deve estar pelo menos com seu primeiro herdeiro – oficial, claro – entrando na escolinha. Além de Jazmin, de 19 anos, Albert também é pai de Alexandre, de 6 anos, com uma ex-aeromoça de Togo. E apesar de a paternidade ter sido assumida judicialmente, os dois não são considerados herdeiros legítimos do trono.

As duas noivas eram plebeias, mas só uma será rainha
As novas princesas: Charlene Wittstock (Julian Finney/Getty Images); Catherine Middleton (Kirsty Wigglesworth/Getty Images)

(fonte:veja.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário