segunda-feira, 21 de março de 2011

Presidentes dos EUA no Brasil

Relembre as últimas visitas de presidentes dos EUA ao Brasil

Barack Obama é o décimo líder a vir ao país em viagem oficial entre os séculos 20 e 21

A página do Departamento de Estado americano registra 12 visitas de presidentes norte-americanos ao Brasil desde 1923. A visita de Barack Obama, prevista para este final de semana, será a 13ª. Obama é o décimo líder dos EUA a vir ao país em viagem oficial entre os séculos 20 e 21.

Veja um resumo da cobertura de Zero Hora e leia a íntegra das principais matérias sobre as visitas de presidentes americanos desde 1964:
Jimmy Carter
Presidente dos EUA entre 1977 e 1981, Jimmy Carter visitou o Brasil em março de 1978 e tratou de questões sobre o uso de energia nuclear. Esteve com o presidente Ernesto Geisel e com o general João Baptista Figueiredo. Carter também assistiu a um show de música e folclore brasileiros na boate do Hotel Nacional, acompanhado pelo filha, Amy, 11 anos, e a esposa Rosalynn Carter.



Ronald Reagan


Em apoio à redemocratização do Brasil, o presidente norte-americano Ronald Reagan visitou o país em dezembro de 1982. Com forte esquema de segurança, teve uma agenda oficial com reuniões políticas a portas fechadas em Brasília e São Paulo. Um protesto contra a vinda de Reagan ao Brasil reuniu 500 pessoas na Cinelândia, no Rio de Janeiro. O ato, organizado por movimentos estudantis, PT e PMDB, associava Reagan à dependência do Brasil ao Fundo Monetário Internacional.




George H. W. Bush


Foram duas viagens ao Brasil durante o mandato de 1989 e 1993. Uma visita diplomática em 1990 e como palestrante da Rio- 92, a Conferência da ONU para o Meio Ambiente. Em 1990, tratou com o presidente Fernando Collor de Melo e com parlamentares sobre a transferência de novas tecnologias ao Brasil e a renegociação da dívida externa.



A vinda de George H. W. Bush para a Rio-92 foi tumultuada. O presidente americano se posicionou contra a Convenção da Biodiversidade, a qual afirmou ser "financeiramente inexequível". Protestos de ambientalistas antecederam a chegada do presidente à Conferência das Nações Unidas obrigando a ONU a reforçar a segurança com 1,5 mil policiais e fuzileiros navais. Bush deixou o Brasil, com a fama de o "maior vilão da Rio-92".


Bill Clinton
O casal Bill e Hillary Clinton chegou junto ao Brasil em outubro de 1997 para a única visita ao país durante os dois mandatos de 1993 a 2001. A agenda de encontros políticos foi direcionada à discussão da Alca e ao conflito do bloco econômico americano com o Mercosul. Clinton fez até um pedido de desculpas aos brasileiros por causa de um documento da embaixada dos EUA que classificava a corrupção brasileira como "endêmica". Na quadra da mangueira, tocou tamborim, arriscou passos de samba e bateu bola com Pelé.





George W Bush
Durante o mandato duplo de 2001 a 2009, George W Bush fez duas visitas relâmpago ao Brasil. Em novembro de 2005, foram 21 horas em solo brasileiro. Ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bush reforçou a intenção de reduzir subsídios agrícolas. A visita de Bush foi acompanhada de um esquema de segurança até então inédito no Brasil.

Em março de 2007, Bush ficou 22 horas e 35 minutos no Brasil. Na ocasião, conheceu a produção do etanol brasileiro, visitou uma ONG que atende a jovens carentes e oficializou a parceria EUA-Brasil na produção de biocombustíveis. A agenda do norte-americano parou a cidade de São Paulo e provocou longos congestionamentos. Bush e Lula passaram uma imagem de proximidade, com uma sucessão de piadinhas e demonstrações de bom humor.

Antes de 1964, estiveram no país Herbert C Hoover em dezembro de 1928, Franklin D. Roosevelt em uma visita ao Rio de Janeiro em 1936, uma a Belém e a Natal em 1943. O presidente Harry S Truman veio ao país em 1947 e Dwight D. Eisenhower em 1960.
Os presidentes John F Kennedy, Lyndon B Johnson, Richard M Nixon e Gerald R Ford que governaram os Estados Unidos entre 1961 e 1977 não vieram ao Brasil durante seus mandato
(fonte: Zero Hora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário