terça-feira, 22 de setembro de 2015

Semana Cultural - II Festival Estudantil de Poesia -


1º LUGAR
Sarah de Souza Brandão
  
RUA DA IGUALDADE

Quando acordo bem cedinho,
Levanto da minha cama,
Abro acortina,
E com os cotovelos sobre a janela,
Contemplo a vista mais bela:
Minha rua;

Com agulhas de tricô na mão,
Dona Joana e dona Maria, 
Sentam uma ao lado da outra, 
Pra pôr a fofoca em dia ;

E ao som dos pássaros a cantar, 
Abro então a minha caixinha de lembranças, 
E relembro de minhas traquinagens,
Em meu tempo de criança ;

Amarelinha, pique, pula - corda, 
Pião, bambolê ...
Assim fazíamos da minha calçada,
Um parque de diversões ;

Ali brinquei,
Ali caí,
Ali me levantei,
Ali aprendi ;

Ali continuo aprendendo,
Ali vivo até agora, 
Sem nenhuma expectativa,
De um dia ir em bora ;

Foi ali que nasci,
E é ali que meus filhos irei criar,
Pra que eles aprendam o quê aprendi,
Que para ser feliz não depende do lugar ;

Uma rua tão pequena,
No cantinho da cidade,
É a rua que mais amo,
Rua da Igualdade .
***
2º LUGAR
Kahyo Souza de Paula

   O PARAÍBA SECOU            

Onde foi a água?
Sumiu!
Não cuidaram dela.
Ninguém viu!
Assim aconteceu, o Paraíba desapareceu.
Há mais de setenta anos.
Isso nos surpreendeu.
Secou!
De tanta sujeira finou.
Disseram a água vai acabar.
Acharam que seria só nas torneiras.
O rio estava lá
Era o que hoje estamos vendo…
No Paraíba só pedras aparecendo.
Nunca imaginei tantas…
Vejo e não acredito.
Disseram que o Paraíba
há muito estava aos gritos
***
3º LUGAR
Breno Daflon
                                                                                 
POR QUE POEMA?

São Fidélis Cidade-Poema.
Por que Poema,
Poema de onde,
Poema de quê?

Poema de beleza
ou de tristeza?
Eu acho que é Poema
por causa da natureza.

Eu sei porque é Poema.
Uma andorinha me falou:
é por seus escritores
que Deus abençoou.

São Fidélis Cidade-Poema.
Poema por quê?
Porque suas ruas foram traçadas
com versos de delicadeza,
compondo um belo poema de riqueza;
porque, de lá de cima,
suas ruas parecem versos;
suas ruas foram arrumadas
iguais a um poema.
Terra-Poema,
poesia amada
***


 Melhor Intérprete
Daniel Dias


Menção Honrosa de Interpretação
Karolayne Silva de Souza

CLASSIFICAÇÃO DAS POESIAS VENCEDORAS

1º lugar - Rua da igualdade – autora: Sarah de Souza Brandão (Colégio Estadual de São Fidélis)

2º lugar - O Paraíba sumiu – autor: Khayo Souza de Paula (Colégio Elvídeo Costa)

3º lugar – Por que poema? - autor: Breno Daflon (E. Municipal Washington Pontes)

Melhor Intérprete: Daniel Dias

Menção Honrosa de interpretação: Karolayne Silva de Souza (Colégio Elvídeo Costa)

(Fonte: www.saofidelis.rj.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário