domingo, 23 de março de 2014

Os 12 Apóstolos


A Instituição dos doze

Foi um desejo do coração amoroso de Jesus reunir homens que pudessem proclamar o seu evangelho, Por isso, Ele mesmo promoveu a "Instituição dos Doze". Em Mateus 10:1-4  "Tendo chamado os  seus doze discípulos, deu lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome (1) PEDRO, e (2) ANDRÉ, seu irmão; (3) TIAGO, filho de Zebedeu, e (4) JOÃO, seu irmão; (5) FILIPE e (6) BARTOLOMEU; (7) TOMÉ; (8) MATEUS, o publicano; (9) TIAGO, filho de Alfeu, e (10) TADEU; (11) SIMÃO, o Zelote, e (12) JUDAS Iscariotes, que foi quem traiu.
Jesus subiu ao monte e, após intenso período de oração, escolheu doze discípulo para que fossem com Ele, testemunhas e anunciadores do advento do Reino de Deus, O número doze evoca as doze tribos de Israel. Apenas doze. Mas homens destemidos e fiéis a sua Palavra. Eles anunciaram o evangelho de paz, vida e esperança.


A convocação da equipe

Jesus tinha muitos discípulos, mas Ele separou apenas doze para serem seus apóstolos, enviados com uma missão, para serem embaixadores do Seu Reino. Eles foram instrumentos para receberem a revelação de Deus e foram inspirados por Deus para o registro das Escrituras. Os apóstolos não tiveram sucessores depois que morreram. E para ser apóstolo, três exigências eram necessárias. Precisava:
1ª - ter visto o Cristo ressurreto (ICoríntios 9:1)
2ª - ter tido comunhão com Cristo (Atos 1:21,22)
3ª - ter sido chamado pelo próprio Cristo (Mateus 4:18-22)

A decisão de Jesus de escolher os 12 apóstolos foi uma das mais importantes de seu ministério. Ele escolheu e discipulou aquelas pessoas do modo mais eficaz para perpetuar o seu ministério. Antes de convocar a equipe, seus apóstolos, dedicou-se à oração.
1ª Ele orou secretamente ("Retirou-se para o monte, a fim de orar")
2ª Ele orou insistentemente ("E passou a noite orando")
3ª Ele orou submissamente ("Orando a Deus")
4ª Ele orou objetivamente ("E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles aos quais deu também o nome de apóstolos.")
Jesus chamou os que Ele mesmo quis e eles vieram para junto dele. "Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis e vieram para junto dele"(Marcos 3:13). "Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis frutos.."(João 15:16). Jesus não fez uma pesquisa de opinião pública entre a multidão para escolher os doze. Ele não usou critérios humanos ou religiosos. Ele consultou a seu Pai. A oração foi a marca mais distinta no ministério de Jesus.

Os doze apóstolos são um espelho da nova família de Deus. Ela é composta de pessoas, lugares, profissões, ideologias e tendências diferentes.Na equipe de Jesus havia desde um empregado de Roma até um nacionalista que defendia a guerrilha contra Roma. E esse grupo tão heterogêneo aprendeu a viver sob o senhorio de Cristo e tornou-se bênção para o mundo. A escolha de Jesus foi soberana, baseada na graça e não nos méritos. A marca que mais distinguiu os apóstolos foi a prontidão para seguir Jesus. Segue uma síntese da vida desses homens.


PEDRO - Chamado Simão. Era pescador, de Betsaida, mas morava em Cafarnaum. Era inconstante, temperamental e contraditório. Ele mudou da confiança para a dúvida "Senhor, disse Pedro, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas.Venha, respondeu ele. Então pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me!(Mateus 14:28-30)de uma declaração veemente de lealdade para uma negação vexatória " Pedro respondeu: Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei! Respondeu Jesus: Asseguro que ainda esta noite, antes que o galo cante, três vezes você me negará. Mas Pedro declarou: Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei. E todos os outros discípulos disseram o mesmo."(Mateus 26:33-35), "Ora, Pedro estava assentado fora, no pátio; e, aproximando-se dele uma criada, disse: Tu também estavas com Jesus, o galileu. Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes. E, saindo para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno. E ele negou outra vez com juramento: Não conheço tal homem. E, daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia. Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou. E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente".(Mateus 26:69-75). Pedro, o homem que falava sem pensar, que repreendia a Cristo, que dormia na batalha, que fugiu e seguia Cristo de longe foi apóstolo de credibilidade. Jesus chama pessoas, não por aquilo que elas são, mas por aquilo que elas virão a ser em suas mãos.

TIAGO e JOÃO
Eram irmãos e muito explosivos e temperamentais. Tinham o apelido de "Filhos do Trovão". "E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges que significa: Filhos do Trovão" (Marcos 3:17). Um dia pediram a Jesus que mandasse fogo do céu sobre os samaritanos. Eram também muito gananciosos e amantes do poder. A mãe deles pediu a Jesus um lugar especial para eles no Reino. 

ANDRÉ
Era um homem que sempre trabalhava nos bastidores. Foi ele quem levou seu irmão Pedro a Cristo " Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. Ele achou primeiro o seu irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), e o levou a jesus. Olhando Jesus para ele, disse:Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)" (João 1:40-42). E também foi ele quem levou o garoto com um lanche a Jesus "Um de seus discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, informou a Jesus: Está aí um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas isto é que é para tanta gente?"(João 6:8-9).

FILIPE
Era um homem cético e racional. Quando Jesus perguntou: "Onde compraremos pães para lhes dar de comer?"(João 6:5), ele respondeu: "Não lhes bastariam duzentos denários de pão, para receber cada um o seu pedaço"(João 6:7). Quando estavam no cenáculo, no último dia, Filipe pergunta compenetrado:" Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta! (João 14:8).

BARTOLOMEU
Era um homem preconceituoso. Foi ele quem perguntou: "De Nazaré pode sair alguma coisa boa?" (João 1:46).

MATEUS
Era empregado do Império Romano, um coletor de impostos. Era publicano, uma classe repudiada pleos judeus. Tornou-se escritor do evangelho mais conhecido do mundo.

TOMÉ
Era um homem de coração fechado para crer.Ele não creu na ressurreição de Cristo e disse:"Se eu não vir nas suas mãos ... o sinal dos cravos ... de modo algum acreditarei."(João 20:25). Contudo, quando o Senhor ressurreto apareceu a ale, Tomé prostrou-se em profunda adoração e disse: "Senhor meu e Deus meu! (João 20:28)

TIAGO, o filho de Alfeu, e JUDAS TADEU
Temos poucas informações sobre esses dois apóstolos. Eles faziam parte do grupo. Pregaram, expulsaram demônios, mas não se destacaram.

SIMÃO, o Zelote
Era membro de uma seita do judaísmo, muito radical. Os Zelotes defendiam a luta armada contra Roma. Ele estava do lado oposto de Mateus e se opunha ao pagamento de tributos a Roma. Os Zelotes eram rebeldes.

JUDAS ISCARIOTES
Era natural da vila de Queriot, no sul da Judeia. Ele não era galileu. Era o tesoureiro da equipe e administrador do patrimônio, porém não era convertido. Era ladrão e roubava da bolsa (João 12:6). Ele vendeu o Senhor por 30 moedas de prata. Judas foi um instrumento do diabo (João 6:70,71). Judas serviu de guia para os soldados prenderem Jesus no Getsêmani (Marcos 14:43-45). A tragédia chocante da vida de Judas é prova, não da fraqueza de Cristo, mas da impenitência do traidor.

Em Cristo não há galileu nem judeu nem conservador nem progressista nem pescador nem cabrador nem Zelote.Ele tinha consigo uma equipe unida. Mesmo cada um tendo suas limitações, ele transformou homens obscuros em destemidos e valorosos anunciadores do Evangelho Transformador.

(fonte:revista Palavra & Vida - jan/fev/mar 2014 - Pr Noélio N. Duarte)
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

Mateus 14:28-30
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

Mateus 14:28-30
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

Mateus 14:28-30
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!

Mateu

Nenhum comentário:

Postar um comentário