sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Kadafi é assassinado

O Conselho Nacional de Transição (CNT) informou, nesta quinta-feira (20), que Muamar Kadafi, ao ser capturado, foi assassinado durante a tomada de sua cidade natal, Sirte, no norte da Líbia.

Os oposicionistas iniciaram uma ofensiva contra a cidade na manhã desta quinta-feira. Sirte era o último foco de resistência das forças aliadas a Kadafi.

As primeiras informações davam conta que de que o presidente deposto havia sido baleado nas pernas enquanto tentava fugir. Mas depois houve a confirmação de sua morte. “Ele foi morto em um ataque dos combatentes. Há filmagem disso”, disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação do CNT.

Segundo relatos, o presidente deposto foi capturado quando tentava fugir da cidade em um comboio. O canal de televisão "Libya lil Ahrar" afirma que, junto com ele, foram detidos seu filho Muatasim; o chefe dos serviços de segurança interna, Mansur Dau; e o diretor do serviço de inteligência líbio, Abdullah Senusi.

“Anunciamos ao mundo que Kadafi morreu nas mãos dos revolucionários", afirmou Abdel Hafez Ghoga, porta-voz do CNT.

Kadafi estava escondido em Sirte desde que as forças de oposição tomaram a capital líbia Trípoli, no final de agosto. Segundo o CNT, a cidade natal do presidente deposto está totalmente tomada por oposicionistas.

A tomada de Sirte é comemorada pelos oposicionistas em todo o país. Segundo eles, isto representa a consolidação da queda do regime de Kadafi, que estava no poder há 42 anos. O presidente deposto era acusado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de ter cometido crimes contra a humanidade.
(brasildefato.com.br)

Muamar Kadafi assumiu o poder na Líbia após golpe militar em 1969. Coronel, então com 27 anos, ele depôs a monarquia e implantou a ditadura no país. Kadafi nacionalizou boa parte das atividades econômicas do país, entre elas a extração de petróleo. Após anos de repressões e relações internacionais tensas, têm início manifestações contrárias ao regime militar.
(estadão.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário