domingo, 20 de outubro de 2013

Meditar em Deus


Olha onde foi parar uma família destruída que não tinha esperança:
A genealogia de Jesus Cristo 
" Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.
Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou Judá e a seus irmãos;
E Judá gerou de Tamar a Farés e a Zará ...
E Salmom gerou de Racabe a Booz; e Booz gerou de RUTE a Obede; e Odebe gerou a Jessé;
E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou salomão ..."
(Mateus 1:5)

RUTE

Rute é o único livro da Bíblia que focaliza as provações e dificuldades de uma família, em vez de uma tribo ou nação. O livro recebe o nome de sua principal personagem.Rute foi uma mulher dedicada a Deus e à família. Em sua história de vida, destaca-se a decisão de seguir ao lado da viúva Noemi, sua sogra.Mesmo sabendo que enfrentaria grandes adversidades, priorizou honrá-la. Sua famosa declaração: "Pois aonde quer que fores, irei também; e onde quer que ficares, ali ficarei. O teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus."homens
Rute era moabita, povo pagão descendente de Ló. Era esposa de Malom. Após a morte de Malom, Rute decidiu seguir ao lado da sogra Noemi até Belém.Lá conheceu Boaz e casou-se com ele, que era um homem poderoso e rico e assumiu o papel de parente remidor. Tiveram um filho, a quem deram o nome de Obede. Este veio a ser o pai de Jessé. Rute foi bisavó do rei Davi.
Boaz no seu primeiro contato com Rute, mostrou-se um homem muito gentil.Fica claro no texto que ele foi influenciado por aquilo que as pessoas estavam dizendo acerca de Rute.Em Rute2:11 lemos as seguintes palavras de Boaz: "Contaram-me que tudo que tens feito pela tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teu pai e tua mãe, e a terra onde nasceste ..." Rute foi abençoada e protegida por Boaz devido à sua disposição em ajudar a sua sogra. Ela foi trabalhar no campo para auxiliar e acabou sendo beneficiada. Quem diria que aquela mulher viúva que chegou a Belém no intuito de auxiliar sua sogra se tornaria esposa do rico e influente Boaz, mãe de Obede, avó de Jessé, bisavó de Davi e teria o nome na honrada genealogia de Jesus?
Rute não permitiu que a perda de seu marido ofuscasse suas qualidades.El, mesmo enfrentando várias adversidades, escolheu recomeçar pelo caminho da fidelidade em qualquer situação. Mesmo que sejamos surpreendidos com algum trauma nesta vida, devemos enfrentar acreditando que o futuro ao lado de Deus será bem melhor. (fonte: resumo da revista Palavra &Vida)

RUTE = vistosa
Nome de uma mulher moabita, casada em primeiras núpcias com Malom, que havia ido residir em Moabe com seus pais e com seu irmão por causa da fome que assolava a terra de Judá. Os três homens morreram .Rute abandonou a terra natal para acompanhar sua sogra Noemi para aterra de Belém. Quando respigava nos campos de Boaz, parente do falecido marido de Noemi, achou-se favorecida por ele.Segundo o costume do tempo, um parente de Malom deveria casar com Rute, e Boaz a tomou por esposa, depois que outro parente mais próximo, abriu mão de seus direitos. Por este casamento. rute entrou na linha genealógica de Davi.

NOEMI = formosa
Nome da mulher de Elimeleque, que em companhia de seus dois filhos Malom e Quiliom foram morar em Moabe, porque a fome assolava as terras de Judá. Mas Noemi não foi feliz ali porque seu marido morreu. Os dois filhos casaram-se com mulheres moabitas Orfa e Rute. Porém vieram problemas. Malom e Quiliom também morreram. Quando Noemi soube que a fome em Israel havia terminado, ela decidiu voltar para casa. Orfa e Rute decidira, ir com ela. No caminho disse para que elas ficassem em se próprio país, que poderiam encontrar novos maridos e serem felizes novamente.No começo Orfa e Rute queriam voltar, mas depois Orfa beijou Noemi, despediu-se e partiu para casa. Mas Rute ficou. Noemi, acompanhada por sua nora Rute, voltou para Belém. (fonte:dicionário da Bíblia)

O LIRO DE RUTE
É um dos livros da Bíblia em que uma mulher é a personagem principal.
É a história de uma jovem viúva que tinha um amor muito grande pela sua sogra Noemi.
Autor desconhecido, possivelmente Samuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário