terça-feira, 10 de setembro de 2013

Provérbios

Livro de Provérbios

É um dos livros do Antigo Testamento. Conforme declara sua introdução, tem como propósito ensinar a alcançar sabedoria, a disciplina e uma vida prudente e a fazer o que é correto, justo e digno. Em suma, ensina a aplicar e fornecer instrução moral.

É um livro poético, onde algumas de suas partes são atribuídas a Salomão, filho de Davi, rei de Israel, e outras, a pessoas ou autores diferentes, o que dá a perceber que o sábio rei não é autor de tudo que nele se contém.

São palavras de inteligência que valoriza não só a cultura popular, mas também, e principalmente, a percepção religiosa que o povo tem de uma sabedoria que vem de Deus.

Provérbio é uma frase curta, bem construída, que expressa uma verdade adquirida através da experiência  que o povo tem da vida, e sua finalidade é instruir, esclarecendo situações de perplexidade e fornecendo orientações para a vida humana.

O livro dos provérbios tem um grande tom paternal, todo ao estilo de um diálogo (ou monólogo) de um pai falando a seu próprio filho, ensinando e aconselhando pacífica e amigavelmente. Em muitos momentos dos primeiros 9 capítulos do livro há os clamores e súplicas da própria sabedoria chamando todos para o despertar da razão de obedecer a Deus em temor e respeito. Nos demais capítulos há muitos contrastes de causa e consequência como resultado das boas e más escolhas da conduta humana.
(fonte:net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário