domingo, 8 de setembro de 2013

Provérbios ...


1- O temor do Senhor é o princípio de toda sabedoria. 
Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. 

2-Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma.

3- Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
 Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes (=apoiar) no teu próprio entendimento.
Reconhece o Senhor em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.
Honra ao senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor.
Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.

4- Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

5- Bebe a água da tua cisterna, e das correntes do teu poço.

6- Estas seis coisas aborrece o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal; Testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

7-Filho meu, guarda os meus mandamentos, e vive, e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tabua do teu coração.

8- Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.

9-Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.

10-A benção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário