terça-feira, 3 de setembro de 2013

Leminski


Nascido em Curitiba em 1944, Paulo Leminski Filho era o fruto de uma relação entre um polonês e uma mulher de origem africana. Viveu como professor, jornalista, poeta, crítico, tradutor, compositor... Nos anos 60 viaja a Belo Horizonte para participar da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, e conhece Augusto de CamposDécio Pignatari e Haroldo de Campos, criadores do movimento Poesia Concreta. No ano seguinte, publica seus primeiros poemas na revista Invenção, editada pelos concretistas e torna-se professor de história e redação em cursos pré-vestibulares, experiência que motiva a criação de seu primeiro romance, Catatau(1976). Apaixonado pela cultura japonesa e pelo zen-budismo, Leminski pratica judô, escreve haicais e uma biografia de Matsuo Bashô. O interesse pelos mitos gregos, por sua vez, inspira a prosa poética MetaformoseEnfim, teve uma carreira marcada pela produção e pela agitação cultural fundamentalmente entre os anos 70 e 80. Tornou-se um ícone dos adeptos da contracultura, ou seja, a cultura que se desenvolveu à margem do sistema oficial marcado. A época o vê pela presença forte da censura e do aparato ditatorial do estadoLigou-se ao movimento hippie, aos movimentos ecológicos e pacifistas e à defesa de um ideal de vida libertário, marcado pelo desejo de uma existência plena, ausente de espartilhos morais tradicionalistas. Apesar de boêmio e libertário, Paulo Leminski era portador de uma cultura refinada, autodenominando-se um “bandido que sabia latim”. Sua obra reflete essa cultura com referências a autores da tradição literária e filosófica tanto ocidental (Descartes, Pound, Mallarme, etc) quanto oriental (Matsuo Bashô).
 Além de tudo, fez parcerias musicais com Caetano Veloso e Itamar Assumpção, entre outros. Em 1968, casa-se com a poeta Alice Ruiz (1946), com quem vive durante 20 anos, e tem três filhos: Miguel Ângelo (que morre aos dez anos), Áurea e Estrela. Em 7 de junho de 1989, o poeta morre, vítima de cirrose hepática. 
(fonte: universo literário)

Hoje acabei de ler o livro "Toda Poesia" - Leminski, sensacional!! Recomendo. Fiz bom proveito da leitura, o que não faltou foi inspiração pra novos poemas. Olha só o que gostei do Leminski:


eu
quando olho nos olhos
sei quando uma pessoa
está por dentro
ou está por 

quem está por fora
não segura
um olhar que demora

de dentro do meu centro
este poema me olha

*
quem é vivo 
aparece sempre
no momento errado
para dizer presente
onde não foi chamado

das coisas 
que eu fiz a metro
todos saberão
quantos quilômetros
são

aquelas em centímetros
sentimentos mínimos
ímpetos infinitos
não?

*
entre a dívida externa
e a dúvida interna
meu coração
comercial

*
quando eu tiver setenta anos
então vai acabar esta adolescência

vou largar da vida louca
e terminar minha vida livre-docência

vou fazer o que meu pai quer
começar a vida com passo perfeito
 vou fazer o que minha mãe deseja
aproveitar as oportunidades
e virar um pilar da sociedade
e terminar meu curso de direito

então ver tudo em sã consciência
quando acabar esta adolescência

*
um poema
 que não  se entende
é digno de nota

a dignidade suprema
de um navio
perdendo a rota

*
um pouco de mao
em todo poema que ensina

quanto menor
mais do tamanho da china

*
acordei bemol
tudo estava sustenido

sol fazia
só não fazia sentido

*
passa e volta
a cada gole
uma revolta

*
pelos caminho que ando
um dia vai ser
só não sei quando

*
o sol nascente
me fecha os olhos
até eu virar japonês

*
Tarde de vento
até as árvores
querem vir para dentro

*
tudo dito,
nada feito,
fito e deito

*
Aqui jaz um grande poeta.
Nada deixou escrito.
Este silêncio, acredito,
são suas obras completas.

*
saber é pouco

como é que a água do mar
entra dentro do coco?

*
cemitério municipal
reina a paz e a calma
em todo território nacional

*
coisas do vento 
a rede balança
sem ninguém dentro

*
amar é um elo
entre o azul
e o amarelo

*
pronto
aqui está 
o meu ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário