segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Semana Cultural -"I Festival Estudantil de São Fidélis"

Contação histórias - "Grupo Contos do Rei" -
Feira de Livros
Feira de Livros - Vitória (neta) escolhendo seus livros -
Show musical "Banda Audioativa"
I Festival Estudantil de Poesia
- Premiação Festival Estudantil -

Está sendo um sucesso a "Semana Cultural Cidade Poema", a Secretaria de Cultura e o Governo Municipal estão de parabéns. Merecem aplausos! É muito bom mudar o foco, ainda mais quando os raios de luz se convergem para a "Educação" e "Cultura". A Cidade Poema vem fazendo  jus ao nome que leva. A programação começa todos os dias as 8:30h e se estende até às 21:00h com show musical. Hoje e todos os dias tem a Feira de Livros com várias tendas espalhadas pela praça, com livros para todos os gostos, com preços acessíveis, e os leitores estão comparecendo e demostrando interesse pela leitura, estou meio que abismada! Hoje teve apresentação do grupo de contação de histórias "Contos do Rei" que animou muito as crianças. O "Grupo Dançarte" creio eu que deu seu show de talentos, embora não tenha assistido. O show com a "Banda Audioativa" fez bonito na praça, merece replay. Agora, o "I Festival Estudantil de Poesia Falada" inovou e mostrou que nossa cidade está bem representada com jovens estudantes admiradores da arte poética, e a sementinha está sendo plantada, foi muito legal. Fiz parte do juri, e contemplei belos textos. Parabéns aos novos talentos da terra! Para finalizar na praça de alimentação petiscos saborosos todos os dias e música instrumental com André , Claudimar e Ihoda. Tudo muito bom. Vale a pena conferir e participar. Vamos lá! Até mais!

PREMIAÇÃO
1º Lugar: AS MARIAS DO MEU MUNDO - Pedro Muryllo Navega - Colégio Estadual São Fidélis
2º Lugar: O CANGACEIRO E SUA ESTRELA PERDIDA - Taynara dos Santos - Colégio Estadual São Fidélis
3º Lugar: VIVER A VIDA - Gabriely de Souza Guimarães - Escola Municipal Mestra Maria Firmina
Menção Honrosa: REFLEXOS E REFLEXÕES - Maria Clara Bianchini - Colégio Fidelense -
Melhor Intérprete: Pedro Muryllo Navega - Colégio Estadual de São Fidélis -


AS MARIAS DO MEU MUNDO
(Pedro Muryllo Navega)

A Maria com sua louça
A Maria com seu filhinho
A Maria com sua roupa
Roupa dentro da bacia.

Bem de noitinha
Maria toda bonita
vai dançar com seu marido
de batom e laço de fita.

De manhã, de manhãzinha
vem a tal da Mariazinha
com lápis, caneta e borracha.
Vai ela toda boba
encontrar com as amiguinhas.

Maria, Mariazinha,
cuidado menininha!
tem muito marmanjo aí
procurando maria bonitinha.

***
O CANGACEIRO E SUA ESTRELA PERDIDA
(Taynara dos Santos)

Desde menino eu apreciava o céu
Buscava nele o mais sincero encanto
Até que um dia me perdi num exótico brilho ...
Era minha estrela que me trazia um certo espanto.

Sim, era minha estrela, minha rainha.
Seu brilho me trazia sorte
Nesse nordeste em guerra
Somente  ela, minha rainha, me livrava da morte.

Busquei socorro em minha estrela,
Mas o que houve? Onde estava minha rainha?
Olhei o céu de todo nordeste,
mas não encontrei minha bela guia.

Será que não verei mais minha rainha?
Olhava entre os galhos secos do meu sertão
 No céu, a escuridão sem brilho
Enchia meu peito de enorme tristeza.

Todas as noites galopava olhando para o céu
Até que um dia avistei de longe
No imenso céu de meu sertão
Minha rainha que agora não mais se esconde.

Ali mesmo desci do meu cavalo
Ajoelhei na terra seca
Agradeci o bom rei do céu
Por ter encontrado minha estrela amada.

Agora sei que minha estrela
Não fica num só lugar
Ela percorre o céu inteiro
Iluminando também tantos outros cangaceiros.

***
VIVER A VIDA
(Gabriely de Souza)

Já perdoei erros imperdoáveis
Já tentei esquecer pessoas
Mas é difícil esquecer o inesquecível

Fiz coisas sem pensar
Para tentar desabafar
Agi por impulso
Sabendo que ia errar

Já abracei pessoas para proteger
Dei sorrisos sem querer
Acreditei em amigos
Depois não os vi mais

Amei e fui amada
Mas também rejeitada
Já me amaram e não amei
Já gritei, pulei e chorei de felicidade
Mas chorei ouvindo músicas
Vendo fotos de quem não volta mais

Já me apaixonei por um sorriso
E pensei que morreria de saudades
De algumas pessoas
Que jamis pensei em perder e perdi

Perdoar é dádiva
Mas magoar não é certo
Uma vez magoada
Coração machucado

Mas a vida é assim
A gente ama, chora e perdoa
Mas viva e não deixe passar
Porque você também não só pode chorar

***
REFLEXOS E REFLEXÕES
(Maria Clara Bianchini)

Espelhos, reflexos, vidros
Vidros que apenas mostram e valorizam
O superficial, que não há muito valor.
Será que existe algum espelho interior?
Sim, existe.
Nosso verdadeiro espelho interior
Pode refletir aquilo
Que denominamos amor.

***
Premiação:
1º Lugar - um Notebook
2º Lugar - um Tablet
3º Lugar - uma Câmera Digital
Melhor intérprete - um Notebook
Menção Honrosa - um Celular

Nenhum comentário:

Postar um comentário