quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Semana Cultural - Festival de Poesia 3ª Idade


- Contação de histórias - Encontro com o autor -

- Festival de Poesia 3º Idade -

Continua bombando a Semana Cultural aqui na nossa "Cidadezinha" / Se você foi bem acolhido / Nesta simples cidadezinha / Se gostou e amigos fez / Volte aqui outra vez. - assim digo eu.A "Feira de Livros" continua todos os dias na praça espalhando letras, livros, palavras e sonhos. Hoje o "Encontro com o autor" contou novamente com a presença dos autores Gabriel Edgar e Natany Fernandes na tenda da praça, foi muito legal. A "Contação de histórias" voltou com apresentação de Manuela Hespanhol e Letícia Prado, muito bem preparadas, e mostrando que nossa cidade tem talento para alegrar a garotada. Aconteceu também o "Festival de Poesia 3º Idade" no anfiteatro da Biblioteca Municipal.Bem pensado! Muito bom! Aqui não importa a idade, nossa cidade é Poema. A noite a peça teatral "Eu também quero" faz a cultura acontecer na cidade. Na praça de alimentação show musical com Nataly Pontes. Até mais !

Premiação: Festival de Poesia 3º Idade
1º Lugar - "VOCÊ" - Nicolau Campanelli
2º Lugar - "A TARDE" - Genessy Carneiro
Menção Honrosa - Genessy Carneiro
3º Lugar -  "DIAS FRIOS E SOMBRIOS" - Antônia Albuquerque
Melhor Intérprete - Lúcia Helena Abreu

VOCÊ
(Nicolau de Souza Campanelli)

Raízes do passado, chegou ao fim toda ilusão
Hoje, lembranças imorredouras, num choro contido
Machucado e doído, vive um insensato coração
De um amor platônico, que não foi permitido.

Sucumbiu, em lento sofrimento e, muita dor
Infelizmente, este fim, nem sempre, é esperado
De um amor sem mágoas, mas triste, sem rancor
Que pela inexorável, e dura morte, foi ceifado.

Na voz trêmula, inaudível, pelo soluço embargada
As palavras de saudade, de perda, também, sentimento
Da esperança, ainda que vã, pelo destino cortada
E dos arroubos da juventude, que revivemos a todo momento.

Ciúmes, inveja, sentimentos, por toda, e uma longa, vida
Roiam-me todo o ser, hoje, só Deus sabe o porquê
Dos sonhos, muitos que sonhei, vejo a alegria perdida
Já não tenho sonhos nem amor, eles morreram com você.

***
A TARDE
(Genessy Carneiro)

Triste síncope do dia,
Horas que tudo entristece:
Céu, mar, prados ... tudo enfim
Tudo afinal adormece.

As aves adejam em bando,
Pelo céu todo azulado,
Embalam o triste crepúsculo,
Com um alarido encantado.

E a tarde silenciosa,
Tomba calma e radiosa,
Num tom de melancolia.

E assim, mui bela e afligida,
Fenece com a despedida
Da prece d'Ave-Maria!

***

DIAS FRIOS E SOMBRIOS
(Antonia Albuquerque)

Nestes dias frios e sombrios
Há uma luta dentro de mim
Há um sentimento que perturba meu ser
Uma solidão sem fim.

Solidão, não por está só o tempo todo
Mas por não ter sua companhia
No momento que minha alma precisa de alento
E meu corpo de ser acolhido por você.

Olho para o horizonte, meus olhos querem te alcançar
Mas sei que é inútil, é ilusão
Então entro em conflito comigo mesma
Para combater a solidão.

E vejo que só o que me resta a fazer, é
Afastar de mim esse frio, e os momentos sombrios
Par voltar a sorrir e a felicidade sentir.

Preciso combater essa solidão
Afastar de mim essa escuridão
Pois preciso de paz no coração.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário