sábado, 17 de setembro de 2011

Poetisando . .. "Meu Grupo Escolar"



MEU GRUPO ESCOLAR

Naquele tempo atrás
No "Grupo Escolar" a estudar
Na entrada, hinos, músicas
E datas a comemorar.

De longe logo se ouvia
Um sino de bronze a badalar
Era um braço de mestre erguido
Nos chamando para entrar.

Que graça eram as carteiras!
Unidas para escrever e sentar
Todas feitas de madeira
Sempre a chiar e a balançar.

As salas em ordem de série
Conhecimentos, colegas para conversar
Mas sabia que no ano seguinte
Na sala da frente eu ia estar.

Os mestres calmos e serenos
Alegres, nunca a gritar
E na sala da diretora
Respeitosamente passávamos por lá.

Canecas de alumínio
Leite quente a merendar
Correria de aluno não se via
E as torneiras que eu não conseguia fechar.

O uniforme uma gracinha!
Um laço de fita de cetim azul
Na blusa para enfeitar
No ombro a cada série
Uma divisa a colocar

Sem falar nas provas feitas
Em caderno escolar
Às vezes em folha de papel almaço
Para nos amedrontar,
A querida mestra com paciência
Queria nossos conhecimentos provar.

Nos desfiles, carros, flores
Lindas festas! Eram de se admirar
Patriotismo, amor e carinho
Em um lindo castelo parecia eu estudar.

Debaixo das grandes árvores
Liberdade, correr e brincar
Tudo aberto, grande aterro
Um salão com pardais a cantar.

O que passou, já passou? Não.
O que passou só ficou
Na lembrança e no coração de tantos
E assim estava eu lá.

(autoria:Berenice Seixas - 1996)
ex-aluna / ex-professora

Deixo registrado aqui uma humilde e calorosa homenagem ao querido Colégio Estadual Barão de Macaúbas pelo seu Centenário.Este singelo poema, escrito no ano de 1996 quando nesta unidade escolar eu lecionava, foi de grande relevância pra mim ("Provai e vede que o Senhor é bom" Salmo 34:8) e numa feliz coincidência meus três filhos por lá estudavam: Mariana na 7ªsérie, Sebastião Neto na 5ª série, e o João Paulo na 1ª série, onde receberam abençoados e enriquecedores conhecimentos. Foi lá também onde eu e meu marido cursamos o primário e guardamos saudosas recordações.
As fotos são relíquias recheadas de Saudades!!!

Mariana
Sebastião Neto
João Paulo
Berenice
Sebastião Jr.

"QUEM POR AQUI PASSA, JAMAIS ESQUECE"
( Profª-Maria Alice)

Nenhum comentário:

Postar um comentário