sábado, 19 de julho de 2025

Não cabe olhar para trás.

por Berenice Seixas

Um sonho levou-me a essa reflexão. Sonho por demais! Não sei por quê? Será que uma terapia ajudaria? Mas creio que toda resposta que precisamos encontramos na Palavra de Deus. E lá busquei e refleti. Penso em tudo que vivemos, nas escolhas que fizemos na vida, sejam experiências boas ou ruins, certas ou erradas, na infância, juventude, namoro, trabalho, casamento, vida espiritual, social, material, é uma jornada contínua, e para prosseguir firme nessa caminhada, é necessário deixar o passado para trás, quieto, olhar para ele "de vez em quando" para contar uma boa ou triste história, e focar no futuro que Deus tem para cada um de nós. Com perseverança, e desfrutando da  graça Deus, temos motivos, sonhos, pessoas e fé para nos motivar a permanecer na caminhada de cada dia. Não ignorar o passado, mas aprender com ele e seguir em frente, confiando em Deus e nos seus propósitos. Quando fico remoendo algo que ficou para trás, sempre escuto: passou, acabou! E isso é bom, clareia meus pensamentos.
   
Há uma passagem na bíblia que diz: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus" Lucas 9:62 São tantos arados em nossa vida! Devemos seguir em frente com determinação, sem "olhar para trás", avançar no caminho da fé sem nos prender ao passado.

Lembrei da história da mulher de Ló, num contraditório, que fala em seguir em frente sem olhar para trás.
Quando o Senhor tirou Ló e sua família de Sodoma e Gomorra, advertiu-lhes claramente  que não olhassem para trás. Havendo os levado fora, disse um deles: Livra-te, salva a tua vida; e não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças. Gênesis 19:17
Sodoma e Gomorra figuram este mundo perdido e devasso que há de ser julgado por Deus. O livramento de Ló e sua família figuram nossa salvação e livramento. Mas não basta sair geograficamente do mundo. É preciso que nosso coração também saia do mundo. Ao ordenar que não  olhassem atrás, Deus estava dizendo que seriam o fim de tudo aquilo e que o coração deles deveriam estar totalmente desprendido. Mas a mulher de Ló desobedeceu a ordem divina.

"E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal." Gênesis 19:26.

A mulher de Ló é alguém que tinha o seu coração preso ao que deixou, mostrando com isso consideração pelas coisas que havia abandonado. A mulher de Ló é uma figura do comportamento de muitos crentes de nossos dias, e por isso deve ser lembrada. Olhar atrás fala da dificuldade de desprendimento. Há muita gente que não consegue se desprender das coisas das quais Deus o libertou. Aquilo que um dia te prendeu, potencialmente ainda é um perigo. Paulo advertiu aos gálatas dizendo: "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão."

Fonte: Li não sei onde e guardei ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário