sábado, 26 de novembro de 2016

Morre Fidel Castro

Morreu na madrugada deste sábado (26), em Havana, aos 90 anos, o ex-presidente de Cuba Fidel Castro. Visto por uns como um grande líder revolucionário e por outros como um ditador implacável. Figura muito controversa. Fico com a minha indiferença.

"Com profunda dor compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz", disse Raúl Castro.
"Em cumprimento da vontade expressa do companheiro Fidel, seus restos serão cremados nas primeiras horas" deste sábado, prosseguiu o irmão.

Frases celebres de Fidel Castro: 

- “Condene-me, não importa, a História me absolverá”. (1953)

- “Comecei a revolução com 82 homens. Se tivesse que fazê-lo de novo, faria com 10 ou 15 e fé absoluta. Não importa quão pequeno seja, se tiver fé e plano de ação”. (1959)

- “Minha barba significa muitas coisas para o meu país. Quando tivermos cumprido nossa promessa de um bom governo, farei a barba”. (1959)

- “Uma revolução não é um leito de rosas. Uma revolução é uma luta até a morte entre o futuro e o passado”. (1959)

- “Se queremos falar como queremos que sejam nossos combatentes revolucionários, nossos militantes, nossos homens, devemos dizer sem hesitação de nenhuma espécie: Que sejam como o Che!”(1967)

- “Faz alguns meses que não aperto um tabaco. Eu cheguei a conclusão a pouco de que o último sacrifício que tenho que fazer para a saúde pública é deixar de fumar”. (1985)

- "Meu pior inimigo? Acho que não tenho inimigos piores, porque acredito que todos os inimigos podem ser vencidos`. (1995)

- “Não somos um país capitalista desenvolvido em crise, cujos líderes enlouquecem hoje buscando soluções entre a depressão, a inflação, a falta de mercado e o desemprego; somos e devemos ser socialistas”. (2008)

- “Hoje guardo uma lembrança especial do melhor amigo que tive em meus anos de político ativo — que, muito humilde e pobre, formou o Exército Bolivariano da Venezuela — Hugo Chávez Frías”. (2013)

(fonte frases/ epocanegocios.globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário