segunda-feira, 10 de março de 2025

Reflexões bíblicas


Versículo bíblico que despertou minha atenção em 08/03

Entrando Jesus em Cafarnaum, dirigiu-se a ele um centurião, pedindo-lhe ajuda.

E disse: "Senhor, meu servo está em casa, paralítico, em terrível sofrimento".

Jesus lhe disse: "Eu irei curá-lo".

Respondeu o centurião: "Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado.

Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz".

Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: "Digo-lhes a verdade: Não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé.

Eu lhes digo que muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no Reino dos céus.

Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes".

 Então Jesus disse ao centurião: "Vá! Como você creu, assim lhe acontecerá! " Na mesma hora o seu servo foi curado.

Mateus 8:5-12

Podemos interpretar esta passagem bíblica  como uma demonstração de fé do centurião, no q se refere ao povos do Oriente e do Ocidente que haviam de crer. A cura do criado do centurião, o milagre em favor de um pagão excluído do povo de Deus, é prova de uma fé q não  havia sido demonstrada em Israel. Mesmo q não sejamos dignos, Jesus vai ao nosso encontro. O que precisamos ter é humildade. Jesus nos garante q o Pai fica mais feliz ao nos resgatar qdo estamos perdidos.

***
Versículo bíblico que chamou minha atenção  em 09/03

"Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados. - disse , então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa." 
Mateus 9:6

Jesus disse isso a um paralítico p provar q tinha autoridade p perdoar pecados. O paralítico se levantou e foi p casa. Somente Deus tem o poder de perdoar pecados e dar a salvação.

***

Versículo bíblico que despertou minha atenção em 10/03

"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus." 
Mateus 10:32-33

Jesus nos chama a declarar publicamente a nossa fé nele, não apenas com palavras mas com um um compromisso q se reflete em nossas escolhas.

***

Versículo despertou atenção em 11/03

" Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
Mateus 11:28-30

Precisamos nos aproximar de Jesus em todo tempo, aprender com Ele,  para alcançarmos descanso p nossa alma. O jugo suave e o fardo leve, é o alívio e o descanso para quem o procura.

***

Versículo que despertou atenção em 12/03

" Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos procurando repouso, porém não  encontra. Por isso, diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, tendo voltado, a encontra vazia, varrida e ornamentada. Então,  vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim também  acontecerá a esta geração  perversa." 
Mateus 12: 43- 45

Depois de Jesus curar um endemoninhado cego e mudo, Jesus fala sobre "espírito imundo" q saiu de um homem e depois voltou; "casa vazia, varrida e ornamentada"; " sete espíritos piores". Jesus explica que, um espírito imundo - demônios, saiu de um homem e passou por lugares áridos, sem água, em busca de descanso e não encontra. O demônio não possui corpo para habitar, e qdo ele não habita em um corpo  humano, ele não consegue descansar. Com isso ele volta pra casa de onde saiu., quer dizer, ele busca possuir um corpo p atormentar. E encontrando essa casa (corpo) vazia, varrida, ele leva consigo outros sete espíritos imundos, piores e o estado daquela casa fica pior do que antes. Precisamos estar cheios do Espírito Santo de Deus, para q o inimigo não encontre a casa vazia.

***

Reflexão leitura bíblica 13/03

" A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho.
E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.
Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Mateus 13: 19-23

Parábola do semeador
Parábola é uma história curta, de expressão  figurada, que Jesus usou para transmitir verdades espirituais e morais sobre o Reino de Deus.

Palavras são  sementes.

As que caem à beira do caminho, são pessoas q ouvem, mas não compreendem, porque o diabo tira a palavra  do coração  das pessoas.

As que caem em solo rochoso, são pessoas q ouvem a palavra, recebem com alegria, mas não tem raízes, quando chegam as perseguições,  as provações  não  se firmam.

As que caem entre espinhos, são pessoas q ouvem a palavra, mas são sufocadas por preocupações e riquezas e não produzem nada.

As que caem em boa terra, são pessoas que ouvem a palavra e a entendem e produzem uma maravilhosa colheita.

***

Versículo q despertou minha atenção 14/03

" E os discípulos, vendo Jesus caminhar sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma! E gritaram com medo. 
E Jesus, porém, lhes falou: Tende bom ânimo! Sou eu. Não tenhais medo.
Mateus 14: 26-27

O amor de Deus lança fora todo medo. E Jesus está presente e pronto para nos ajudar a superar o medo. O Espírito Santo é o gerador de confiança. E confiança é fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário