Reflexão da leitura bíblica 15/03
A mulher cananéia
"E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.
E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando a ele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.
Mateus 15: 21- 28
Cananéia refere-se a uma mulher natural de Canaã, região habitada por povos pagãos, q não pertence ao povo de Israel. Eram idólatra, desprezados e odiados pelos judeus. E Baal era o seu Deus principal.
Eis que essa mulher clama a Jesus pela sua filha endemoninhada. E Jesus carinhosamente disse q não ficaria bem dar o pão destinado aos filhos, aos cachorrinhos, mas, contudo aquela mulher aparentemente ignorada, foi insistente, teve fé, e não desistiu do q queria. E Jesus alegrou-se da fé da mulher, e lhe concedeu a graça da cura à sua filha. Diante das dificuldades, devemos confiar na misericórdia e no amor de Deus. A confiança em Deus transcende barreiras culturais e religiosas. Ela é exemplo de fé, persistência e humildade. A graça é o poder de Deus estão disponíveis para todos.
***
Versículo bíblico q despertou minha atenção 16/03
"Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
Mateus 16:24
Este versículo é um ensinamento q inclui uma profecia sobre a vinda de Jesus em seu Reino. Negar a si mesmo é renúnciar as próprias vontades e colocar a vontade de Deus em primeiro lugar. Tome a sua cruz é assumir as dificuldades que acompanham a caminhada de fé. Assim vamos cultivar o caráter cristão.
***
Reflexão leitura bíblica 17/03
"E, quando chegaram à multidão, aproximou-se-lhe um homem, pondo-se de joelhos diante dele, e dizendo:
Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;
E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.
E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei eu convosco, e até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui.
E, repreendeu Jesus o demônio, que saiu dele, e desde aquela hora o menino sarou.
Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo?
E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.
Mas esta casta não se expulsa senão por oração e jejum." Mateus 17: 14-21
Devemos confiar que Deus nos capacita p realizar seus propósitos. A medida que buscamos comunhão com Deus na palavra, na oração, no jejum, a nossa fé cresce e podemos realizar grandes coisas. Algumas bênçãos só podem ser alcançadas, pela oração e pelo jejum.
***
Reflexaão leitura bíblica 18/03
"Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. Mateus 18:20
Jesus afirma que decisões tomadas em unidade, em acordo, com apoio mútuo entre os homens de fé, em Seu nome, têm autoridade divina.
***
Reflexão leitura bíblica 19/03
"Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois em uma carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu não o separe o homem."
Mateus 19: 5-6
O casamento é uma união espiritual perante Deus. O casamento entre homem e mulher foi ordenado por Deus com intenção de ser eterno. O amor é a base da vida do casal.
***
Reflexão bíblica 20/03
"Enquanto estava subindo para Jerusalém, Jesus chamou em particular os doze discípulos e lhes disse: Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios para que zombem dele, o açoitem e o crucifiquem. No terceiro dia ele ressuscitará."
Mateus 20: 17-20
Jesus estava a caminho de Jerusalém, onde iria acontecer tudo o que os profetas escreveram sobre o Filho do Homem. Ele estava a dar aos seus discípulos uma visão da realidade que estava prestes a acontecer.
***
Reflexão bíblica 21/03
Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém
"Indo, pois, os discípulos e fazendo como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram os seus mantos, e Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu os seus mantos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! Ao entrar ele em Jerusalém, agitou-se a cidade toda e perguntava: Quem é este? E as multidões respondiam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.
Mateus 21:6-11
Jesus chegou como um humilde salvador, não como um conquistador em seu cavalo de guerra. Muitos reconheceram q Ele não era apenas o o Messias prometido, mas também o rei de Israel. Foi o cumprimento da profecia de Zacarias 9:9 q diz: "Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga."
***