terça-feira, 25 de setembro de 2018

A lenda do Galo


Presente que ganhei das irmãs em passeio a Portugal: uma tolha com o famoso galo da cidade de Barcelos que fica ao norte do país. Adorei! Muito obrigada! QQQ*aaa&nnn%ddd$ooo eu viajar pra  lll#ooo*nnn%ggg@eee pra Europa, prometo que as recompensarei com lindos presentes. Tomara que seja em breve!! rsrs

A Lenda do Galo

Por tempos medievos, aconteceu um crime em Barcelos que muito preocupava os barcelenses, mais ainda por não se saber quem o cometera. Certo dia, apareceu um galego que se tornou suspeito. As autoridades resolveram prendê-lo e, apesar dos seus juramentos de inocência, ninguém o acreditou. Ninguém julgava crível que o o galego se dirigisse a S. Tiago de Compostela em cumprimento duma promessa: que fosse fervoroso devoto do Santo, que em Compostela se venerava, assim como de S. Paulo e de Nossa Senhora. Por isso, foi condenado à forca! Antes de ser enforcado, pediu que o levassem à presença do juiz que o condenara. Concedida a autorização, levaram-no à residência do magistrado, que nesse momento se banqueteava com alguns amigos. O galego voltou a afirmar a sua inocência e, perante a incredulidade dos presentes, apontou para o galo assado que estava sobre a mesa, exclamou: "É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem." Risos e comentários não se fizeram esperar, mas pelo sim ou pelo não, ninguém tocou no galo. O que parecia impossível tornou-se porém realidade! Quando o peregrino estava a ser enforcado, o galo assado ergueu-se na mesa e cantou. Já ninguém duvidava das afirmações de inocência do condenado. O juiz corre à forca e com espanto vê o pobre homem com a corda ao pescoço, mas o nó lasso impediu o estrangulamento. Imediatamente solto, foi mandado em paz. Passados anos, voltou a Barcelos onde construiu um cruzeiro, hoje conhecido como Cruzeiro do Senhor do Galo. (fonte:google)


A curiosa lenda do galo está associada ao cruzeiro medieval que faz parte do espólio do Museu Arqueológico da cidade. É uma das mais importantes lendas medievais do erário popular português originaria no Caminho de Peregrinação a Santiago de Compostela, se imortalizou na cultura lusitana através do famoso Galo de Barcelos que é símbolo do artesanato Barcelense se elevou ao mais importante ícone de identidade de Portugal no mundo. (Fonte:google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário