segunda-feira, 31 de maio de 2010

Filhos ! Filhos ! Filhos !

A saudade do filho que mora longe de casa, me fez pensar, ou melhor, refletir, como meus três filhos têm estilos bem diferentes; embora tenha recebido a mesma educação, criação e orientação. Os valores do bem, do bom caráter, da boa moral, da fé em Deus, da igualdade entre os humanos, da verdade, do valor da família, da humildade, da justiça, do companheirismo, e amor ao próximo, estão enraizados nos três filhos de forma unânime e bem forte.


MARIANA nasceu clarinha, cabeluda, comprida e magrinha, linda de se vê, loirinha de cabelos cacheados, a cara do pai. Foi uma criança que nunca me deu trabalho pra nada, muito menos nos estudos. Muito quietinha, tímida, obediente, mas sempre alegre e sorridente. Sempre foi boa aluna, inteligente e muito estudiosa, desde a alfabetização gostava de estudar sozinha, e dificilmente solicitava minha ajuda; já na faculdade adorava tirar dez(10). Gostava muito de brincar na casa da avó (Arley) junto das priminhas, a farra lá era boa! Amava  ir à escola, nos aniversários, e ficar em casa também. Tem até hoje, a mania de enrolar o cabelo com os dedos. Devido sua timidez, é de pouco falar e de poucas amizades. Foi uma adolescente que não gostava de contar "as novidades" para mãe, as conversas ficavam por conta das amigas e primas. Gosta de coisas extravagantes e diferentes. Com ela é ou não é, não tem nada de vermelhinho não, é vermelho mesmo, amarelinho não, é amarelo mesmo, entendeu?
Seu gosto musical é por samba, pagode e MPB. A prática de qualquer esporte passa longe dela, pra atividade física é difícil; mas gosta de futebol, é flamenguista. É uma filha muito querida. Gosta de fazer as coisas do seu jeito, e também de cumprir as ordens ou leis ao pé da letra. É muito sensata, correta, verdadeira, criativa e responsável em tudo. É objetiva nas suas conversas, diz claramente o que pensa, não faz rodeios, usa mais a razão do que a emoção, analisa qualquer situação por um ângulo reto, e suas decisões são justas. Procura sempre o caminho mais curto e prático para resolver as coisas, com ela não tem _ "mamãe me ensinou assim". É um ser humano que procura sempre julgar o próximo como a si mesmo. É desprendida das coisas materiais, mas adora uma jóia! Não tem paciência para determinadas coisas não, mas vive o hoje, enxergando bem o futuro _ o amanhã.


NETO nasceu bem moreninho mesmo, pesadinho, de cabelo liso. Na maternidade o médico disse: _ nasceu um macho Tião! É que naquele tempo, as mães gostavam da surpresa; menino ou menina? Nós só sabíamos na hora do parto. Na escola mostrava-se inteligente, mas não era muito de estudar, aprendeu a estudar lá na frente, por conta própria. Foi uma criança muito levada, alegre e sempre sorridente. Aprendeu a fazer as "coisas" muito cedo, por exemplo: andar de bicicleta, dirigir carro, viajar sozinho, namorar. Sempre foi muito independente, curioso e teimoso. Quando queria algo que estava longe do seu alcance, não media esforço, dava o seu jeito e alcançava. É carinhoso amoroso, um filho amado. Esse é festeiro, extrovertido, animado, e tem uma turma grande de amigos. A vida pra ele é para viver! Sua agenda de telefone é extensa. Seu gosto musical é MPB e sertanejo. Desde cedo aprendeu com o pai a gostar de futebol, é flamenguista. Gosta de uma farra, futebol, cerveja e mulher bonita. Sempre correu atrás dos seus sonhos, desistir não é com ele. Mora já um bom tempo longe de casa, saudades sempre!

JOÃO PAULO é o caçula, nasceu moreninho, magrinho, comprido, de cabelo lisinho de dar inveja. Na maternidade o médico disse: _ nasceu outro macho Tião! Uma criança carinhosa, sempre alegre e sorridente. Dizem ser igual à mãe. Na escola sempre foi bom aluno, inteligente, porém não era muito de ficar estudando não. Sempre obediente, muito quieto, gosta de ficar na dele, mas tem hora que só faz o que ele quer, é teimoso, mas muito amoroso. Não é muito de festa não, só em família e amigos. Foi uma criança muito amada. Não gosta de morar longe de casa, é bem apegado a família. Tem sua turma de amigos, é fiel, sincero, verdadeiro. Namoro com ele é de compromisso! É flamenguista, e gosta muito mesmo de esporte; futebol, “skate”, basquete, já foi invocado com tênis, mas o forte dele mesmo é a música. É o músico da casa, adora uma guitarra, e toca como ninguém, puro dom. Entretanto seu gosto musical é rock, metal pesado. Ufa!

HOJE


MARIANA é casada, tem 27anos, é mãe de uma linda menina chamada Vitória, mãe exemplar e responsável. É Psicóloga, uma profissional capacitada e que nos enche de orgulho. Ela não vai te ensinar matar a barata, ela vai te fazer enxergar o porque você tem medo da barata. É um presente de Deus na minha vida. Te amo filha!



NETO é solteiro, tem 25 anos, é um homem de caráter, responsável, correto nos seus compromissos e atitudes, um ser humano gente boa por demais. É de se apaixonar! É verdadeiro, sabe ser amigo, mas é muito gastador. Tem um senso de justiça e igualdade muito apurado. Ralou muito nos estudos, deu grandes saltos, enfrentou obstáculos, mas não desistiu. Por vontade própria e debaixo da direção de Deus, cursa hoje a Faculdade de Medicina, vai ser o médico da família. Te amo filho!


JOÃO PAULO é solteiro, tem 21 anos, é um grande homem, responsável em tudo, tem caráter, é gente boa e de bom coração. Cursa a Faculdade de Sistema de Informação, trabalha como operador de computador. Tem até uma banda de “rock” de nome "veinin" e uma linda namorada. É joia rara! É de se apaixonar também! Te amo filho!





 Honra teu pai e tua mãe. Para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.  (Êxodo 20:12)

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Cleonice Berardinelli

Nova imortal na  Academia Brasileira de Letras
CLEONICE BERARDINELLI toma posse e se junta a ex-alunos

Especialistas em literatura portuguesa e uma das principais estudiosas da obra de Fernando Pessoa no mundo, a professora Cleonice Berardinelli tomou posse ontem da cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras (AFL). Cleonice havia sido eleita em dezembro para seceder o escritor Antonio Olinto. Aos 93 anos, ela é professora emérita da PUC_RIO e da UFRJ, onde começou a trabalhar como professora há seis décadas. Ao longo da carreira, ela deu aulas a quatro atuais integrantes da ABL: Affonso Arinos de Mello Franco, Domício Proença Filho, Antonio Carlos Secchin e Ana Maria Machado.
_ É uma oportunidade de reencontrar vários ex-alunos _ disse ela, emocionada.
Autora de livros como uma edição crítica dos "Poemas de Álvaro de Campos" e " Fernando Pessoa : outra vez te revejo ..." , entre outros, Cleonice é acadêmica correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 1975.

(fonte : Jornal O Globo - abril 2010)

Dois cappucinos e a conta ...
por Mauro Ventura

Há oito dias , Cleonice Berardinelli completou 65 anos de magistério. No dia 19 de setembro de 1944, ela entrava na sala de aila da Faculdade Nacional de Filosofia para falar sobre o poeta, romancista e historiador Alexandre Herculano. Em 1953 passou a lecionar também na PUC. Dona Cleo, ou Divina Cleo, como é chamada por colegas e alunos, é a maior especialista em literatura portuguesa do país. Aos 93 anos, dona de uma memória prodigiosa e uma vitalidade invejável, inspiradora de crônicas de Manuel Bandeira e Drummond, autora de obras sobre Camões e Pessoa, é favorita absoluta para a cadeira número oito da ABL, vaga com a morte de Antonio Olinto. Já orientou bem mais de cem dissertações e teses. Foi eleita a personalidade cultural de 2009 pela União Brasileira de Escritores.

. . . com Cleonice Berardinelli

Revista o Globo: Por que você continua a dar aula aos 93 anos ?
Cleonice Berardinelli : Adoro minha profissão. Dou aula porque quero e porque me recebem de braços abertos. Nunca tirei férias, licença-prêmio, licença-especial. Na PUC, dou aula às quartas. Na UFRJ, às quintas. No Fundão, não ganho nada, porque já me aposentei. Pago R$ 80 de táxi para ir e voltar. Ao me aposentar, achei que ia ficar mais folgada, voltar a estudar piano. Mas a faculdade me puxou de volta.

Você tem ideia de quantos alunos já teve?
Não. Comecei a fazer o cálculo bem por alto, e o número mil ficou para trás.O acadêmico Afonso Arino de Mello Franco foi meu aluno em tempos imemoriais, ele me chamava de " professora amada". Dei um curso na Casa do saber.

Como anda a nossa língua?
A novela é uma aula de mau português. Um dos erros mais flagrantes é " não fala nisso, não", em vez de " não fale nisso, não". Meu neto diz: "Ah, vó, a língua não evolui ?" Evolui, mas não precisa involuir. Também acho que há professores que não têm este ímpeto para contaminar os alunos com a paixão. Dão aulas desanimada, como quem exerce uma obrigação. Nasci numa casa que não tinha literatos, mas se falasse uma coisa errada vinha a correção: " Não é assim que se diz, minha filha."Uma vez, eu devia ter uns 5 anos, minha mãe me segurava na janela para ver o movimento quando passou uma menina de uns 8 anos com a babá. Minha mãe perguntou aonde ela ia. E a garota : " Nós fumos a ..." Eu a corrigi: " Fumos, não, fumamos." Eu não imaginava que ela poderia ter errado a conjugação. Achei que era relativo a cigarro.

Quantos livros devem ter em sua casa ?
A secretária está catalogando. O escritório é todo cercado de livros. O corredor é largo e tem estantes do chão ao teto. No quarto de trás também. No meu quarto, de cada lado da cama tem estantes. À esquerda, mora Fernando pessoa. Ele é o único que tem o privilégio de morar ao lado de minha cama.

Você se preocupa com a velhice ?
Não tenho tempo . Às vezes , quando olho no espelho acho que a cara está franzindo muito, mas aí me consolo porque há outras piores, então vamos em frente. Os amigos já estão fazendo planos para comemorar os meus cem anos, Brincam: " Faz favor de se tratar direito". Eu me trato, não tenho nada grave, Até dois anos atrás, eu dirigia. Um ponto triste da minha biografia é que parei. Minha família achou que eu não teria mais reflexos rápidos o suficiente. E imaginou que os assaltantes olhariam meus cabelos brancos e veriam que sou uma velhinha frágil.

( fonte : Revista O Globo - 27 de setembro de 2009 )

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aniversário " Conceição "

Não posso deixar de registrar a noite desta terça-feira, 25 de maio, onde Dona Conceição ( tia de Sebastião ) recebeu por conta de seus 70 e poucos anos, em sua residência familiares e amigos para cantar o tradicional "Parabéns pra você"."Didi" seu filho animou a festa ! Muita saúde e paz é o que interessa.


" O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz ." ( Núm.6:25-26)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Reflexão ..." A Palavra de Deus"


* Palavra de Deus que eu ouvia da minha mãe :
" ... quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos." (Mc. 8:38)

* Palavra de Deus que guardei primeiro no meu coração :
" Buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mt.6:33)

* Palavra de Deus usada na minha conversão :
- Todo o povo é convidado a procurar a salvação -
" Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto ... assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do Espinheiro, crescerá o Cipreste, e em lugar da Sarsa crescerá a Murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto." (Isaías 55:6-13)

domingo, 23 de maio de 2010

Sem querer ...achei...

"Uma árvore não fica de costas para ninguém
.Dê a volta em torno dela, e a árvore estará sempre de frente pra você..."

sábado, 22 de maio de 2010

Reflexão ...Quem somos ?


_ " Eis que somos menos do que nada ... " ( Isaías 41:24)
Se não for a Graça e a Misericórdia de Deus sobre nós, seremos "nada".

Misericórdia - essa palavra vem de outras duas palavras latinas. " Miser", que significa miséria, e " cor "(cordis) que significa coração. Sinônimo de " coração de Deus nas nossas misérias ". Deus viu o miserável que somos.
A Bíblia diz que esta é a razão - causa - de nós não sermos consumidos; porque as misericórdias de Deus se renovam todas as manhãs.( Lm 3:22-23)
Misericórdia seria dizer que o castigo que mereço, este não recebo!

Graça - favor imerecido. Somos salvos por ela mediante a fé. Isto não vem de nós, é dom de Deus.( Efésios 2:8-9)
Graça seria dizer que o favor que eu não mereço, este eu ganho!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aos cuidados de Lêda ... Flores !









É de encher os olhos
o desabrochar de um botão
aos cuidados de Lêda
é só admiração !

Já leu um poema hoje ?


O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração.

( Fernando Pessoa )

Rumo a Copa do Mundo "África do Sul"



A contagem regressiva para Copa do Mundo já começou. Com início em 09 de junho, a África do Sul será o centro do planeta por ser cenário do maior evento futebolístico mundial. Serão 32 seleções participantes deste mundial. A África do Sul será o primeiro país africano a sediar uma Copa do Mundo de Futebol. A Copa será no período de 11/06/2010 a 11/07/2010.
As nove cidades que sediarão as 64 partidas da competição são : Joanesburgo , Cidade do Cabo , Durban , Pretória , Port Elizabeth , Bloemfontein , Rustenburg , Nelspruit e Polokwane.



Todas as cidades oferecem uma infinidade de atrações aos visitantes, que vão bem além dos "safaris". Os turistas vão encontrar o país do líder histórico Nelson Mandela.

APARTHEID
Independente desde 1961 - antes era uma colônia européia, com domínio de ingleses, franceses, alemães e holandeses em diferentes partes - a República da África do Sul conviveu durante muitos anos com o Apartheid, um regime de segregação racial que impedia o convívio entre brancos, negros e pardos. Essa divisão chegou ao fim somente na década de 90, principalmente graças à ação do ativista Nelson Mandela. O fim do Apartheid e a passagem à democracia começaram no governo de Klerk, e culminaram nas eleições de 1994 , quando Nelson Mandela assumiu a presidência, Seu partido, o Congresso Nacional Africano, detém o poder desde então, enfrentando muitas dificuldades para reerguer o país, principalmente na economia, na segurança e na saúde pública. Empossado em 2009, Jacob Zuma é quem preside o país.
Atualmente, a diversidade cultural é a principal característica da África do Sul. Ao todo, são 11 línguas oficiais, com predomínio do inglês.
Joanesburgo é a maior cidade da África do Sul. Em Joanesburgo, o maior centro industrial e financeiro da África do Sul, serão disputados 15 dos 64 jogos da Copa do Mundo, incluindo a partida de abertura, duas oitavas de final, duas quartas de final , e a final: Soccer City e Ellis Park. Joanesburgo não é um destino turístico tradicionalmente conhecido, mas é um ponto de escala de voos para Cidade do Cabo, Durban e Prque Nacional Kruger, o mais conhecido para safáris. A região é um bom exemplo da desigualdade social que assola a África do Sul. Em Joanesburgo há muitas áreas ricas, ruas bem cuidadas ...Mas tambémhá a periferia pobre, habitada quase que exclusivamente pelos negros. A 25 quilômetros de Joanesgurgo localiza-se o sítio arqueológico de Sterkfontein , o mais importante de hominídeos do mundo, considerado o berço da humanidade.
A Cidade do Cabo é uma das cidades mais graciosas e atraentes da África do Sul, com fascinantes paisagens, sendo um dos principais destinos turísyicos do continente. A Cidade do cabo tem praias badaladas, programação noturna agitadae, claro, muitos bichos selvagens.
( Fonte : Jornal o Dia )





Mascote da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul - " Zakum "
Até lá !

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Usem filtro solar - Narração Pedro Bial

Deus é Fiel - vídeo -

Sintetizando ...

Zumbido de mosca
no silêncio da varanda
cochilo gostoso.

(berenice)

Fim Verão 2010 !

O verão deste ano ficou para História, foi o mais calorento dos últimos anos.
Verão de sol escaldante, de sandália rasteirinha, de praia todos os dias (eu nada !)Para mim, oh! dor! Mais um ano sem praia, mas eu chego lá! É por uma boa causa,ou melhor , por uma causa nobre.
É um verão que não vou esquecer.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os Feras da Copa


Júlio Cesar - Doni - Maicon - Daniel Alves - Lúcio - Juan - Luisão - Gilberto Silva
Felipe Melo - Ramires - Júlio Baptista - Kaká - Elano - Luís Fabiano - Robinho - Nilmar
Gomes - Michel Bastos - Thiago Silva - Gilberto - Josué - Kléberson - Grafite

( foto; Arte O Dia Online)

Poetisando . . ."Desenho nas Nuvens"

DESENHO NAS NUVENS

Vida boa
Filhos pequenos
Deitada no chão da varanda
viajo olhando as nuvens
no céu azul e claro
Que distração ver desenho nas nuvens !
Procuro decifrá-las
em busca de uma imagem
uma mensagem divina
ou revelação
Mas o que vejo?
São enormes gatos,
cachorros, ursos, anjos ...
Algo fascinante !
Em meio ao espetáculo
de tantas imagens gigantes
fico a procurar, faces de entes queridos
que se encontram por lá.
Mas o vento sopra de mansinho
desfazendo as nuvens
transformando as imagens em miragens
E assim vai o vento ...
brincando com as nuvens
formando outras...
e mais outras...

(Berenice)

Poetisando . . ."Pétalas Amarelas"

PÉTALAS AMARELAS

Certa manhã
varrendo a calçada
Admiração!
pétalas amarelas
caídas ao chão
Como espelho da alma
meus olhos contemplaram
algo simples
mas ao mesmo tempo divino
Para muitos
apenas flores e cores
Insignificantes!
passam, pisam
e seguem em frente
Mas aquelas pétalas amarelas
caídas ao chão
floriu e coloriu
a minha sensibilidade
em ver, como Deus
vem jogando flores no meu caminho.

( Berenice)

domingo, 9 de maio de 2010